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sábado, 17 de junho de 2023
Série Turca acompanha vida de um jovem Autista
Minha Dica: Série Turca : Um Milagre Mucize Doktor
Documentos Psicopedagógicos














Documentos Psicopedagógicos e seus Princípios
A avaliação psicopedagógica e(ou) neuropsicopedagógica são entendidas como o processos técnico-científicos de coleta de dados, estudos e interpretação de informações a respeito dos fenômenos relacionados a aprendizagem. A partir do estudo da origem da dificuldade em aprender, o psicopedagogo/neuropsicopedagogo desenvolve atividades que estimulam as funções cognitivas que não estão ativadas no paciente e a questão afetiva e social.
Os resultados das avaliações devem considerar e analisar os condicionantes históricos, familiares, sociais e seus efeitos para ser feito um acompanhamento adequado de acordo com cada queixa apresentada. Quando existe a dificuldade para articular o “eu” e o “outro”, significa falta de autonomia para a aprendizagem, acontece uma discrepância entre o corpo, o pensamento e a emoção.
O psicopedagogo assim como o neuropsicopedagogo tem a função de auxiliar o indivíduo que não aprende a se encontrar nesse processo, além de ajudá-lo a desenvolver habilidades para isso. Numa linha terapêutica a função é tratar a dificuldade de aprendizagem, diagnosticando e desenvolvendo técnicas remediativas. A elaboração das documentações são importantes e devem seguir alguns princípios como:
Princípios Técnicos da Linguagem Escrita
O documento deve, na linguagem escrita, apresentar uma redação bem estruturada e definida, expressando o que se quer comunicar. Deve ter uma ordenação que possibilite a compreensão por quem o lê, o que é fornecido pela estrutura, composição de parágrafos ou frases, além da correção gramatical.
O emprego de frases e termos deve ser compatível com as expressões próprias da linguagem profissional, garantindo a precisão da comunicação, evitando a diversidade de significações da linguagem popular, considerando a quem o documento será destinado.
A comunicação deve ainda apresentar como qualidades: a clareza, a concisão e a harmonia. A clareza se traduz, na estrutura frasal, pela sequência ou ordenamento adequado dos conteúdos, pela explicitação da natureza e função de cada parte na construção do todo. A concisão se verifica no emprego da linguagem adequada, da palavra exata e necessária. Essa “economia verbal” requer do psicopedagogo/neuropsicopedagogo a atenção para o equilíbrio que evite uma redação lacônica ou o exagero de uma redação prolixa. Finalmente, a harmonia se traduz na correlação adequada das frases, no aspecto sonoro e na ausência de cacofonias.
Princípios Éticos
Na elaboração de DOCUMENTO, o psicopedagogo/neuropsicopedagogo baseará suas informações na observância dos princípios e dispositivos dos Códigos de Ética Profissional dos Psicopedagogo e Neuropsicopedagogos. Enfatizamos aqui os cuidados em relação aos deveres do psicopedagogo e neuropsicopedagogo nas suas relações com a pessoa atendida, ao sigilo profissional, a segurança dos dados assim como o alcance das informações. Deve-se realizar uma prestação de serviço responsável pela execução de um trabalho de qualidade cujos princípios éticos sustentam o compromisso social da Psicopedagogia e Neuropsicopedagogia.
Princípios Técnicos
O processo de avaliação Psicopedagógica e Neuropsicopedagógica devem considerar todos os objetos dos procedimentos (sessões realizadas). Esses profissionais, ao produzirem documentos escritos, devem se basear exclusivamente nos instrumentais técnicos (entrevistas, anamneses, testes, observações, atividades, escuta, intervenções verbais) que se configuram como métodos e técnicas psicopedagógicas e neuropsicopedagógicas para a coleta de dados, estudos e interpretações de informações a respeito da pessoa atendida, assim como outros materiais e documentos produzidos anteriormente e pertinentes á questão.
Modalidades de Documentos
- Informes
- Devolução
- Declaração
- Comprovante de Acompanhamento
- História de Vida
- Anamneses
- Autorização
- Encaminhamento
- Contrato
- Relatório
- Laudo dentre outros…
É fundamental que os profissionais tenham muita atenção ao produzir quaisquer documentos, visto a importância dos mesmos. Segue em anexo alguns modelos que poderão ser adaptados e utilizados conforme a necessidade.
Ensino Montessoriano
Bora saber um pouquinho sobre o método de ensino montessoriano?
- 1 – Autoeducação.
- 2 – Educação como ciência.
- 3 – Educação Cósmica.
- 4 – Ambiente Preparado.
- 5 – Adulto Preparado.
- 6 – Criança Equilibrada.
- Material Sensorial.
- Exercícios de Vida Prática.
- Material de Linguagem.
- Material de Matemática.
- Material de Conhecimento do Mundo “Cósmico” (História, Geografia, Biologia, Física, Filosofia e educação para a Paz).
Baseia-se na observação de que as crianças aprendem melhor pela experiência direta de procura e descobertas. E para que esse processo acontecesse de forma mais rica possível, desenvolveu materiais didáticos para o ensino- aprendizagem, tornando um dos aspectos mais conhecidos do seu trabalho.
Os métodos de ensino são importantes não apenas para construção do saber. Eles também refletem os valores de uma instituição. Ao longo do tempo, descobrimos que o conhecimento pode ser transmitido de diferentes maneiras. Assim como a humanidade passou por transformações, os métodos de ensino também mudaram. Se há algumas décadas, acreditava-se que a único modelo de aprendizagem eficaz era aquele centrado na figura do professor, hoje sabemos que existem diversas formas de aprender."
Métodos de Ensino