quinta-feira, 2 de junho de 2016

Entrevista com Neuropediatra Dr. Clay Brites - Neurosaber

Dr. Clay Brites responde....

Galera eu mesma elaborei questões para que pudesse ajudar á muitas pessoas que precisam saber mais sobre Síndromes e Transtornos.
 by Ericka Vanessa​

Dr.Clay Brites prontamente respondeu as questões. Que honra, agradeço de coração.

Quem é Dr. Clay Brites, Dr. Clay Brites por Dr. Clay Brites ?
-Sou pediatra e neuropediatra formado pela Santa Casa de SP e desde que iniciei minha vida clínica sempre trabalhei de forma interdisciplinar junto às escolas, professores, pedagogos e profissionais não-médicos associados aos processos de ensino-aprendizagem. Sou casado com uma pedagoga o que favoreceu muito esta minha abordagem. Considero-me um profissional diferente dentro do universo médico não por intenção de sê-lo, mas por necessidade do contexto que sempre me exigiu diversificar minha atuação dentro da medicina. Na verdade, depois de 15 anos de carreira, posso afirmar que o neurologista infantil – no intuito de fazer um bom trabalho clínico – deve se dedicar à visão interdisciplinar. A Neurosaber foi o resultado desta história: transmitir conhecimento neurocientífico e neurológico a todos e com abordagem interdisciplinar.

Quais são as Síndromes e Transtornos que encontramos hoje em pleno século XXI?
- Praticamente as mesmas do século XX . As de hoje sempre existiram e foram descobertas no século XX, mas somente bem descritas e descobertas no final do XX e início do XXI. Autismo e TDAH, por exemplo, foram inicialmente descritas e publicadas nos primeiros 40 anos do século passado mas somente bem documentadas e compreendidas a partir dos anos 70 e detalhadas nos anos 90 onde a tecnologia de imagem e as técnicas neurocientíficas e neuropsicológicas passaram a ser bem desenvolvidas e amplamente aplicadas nas pesquisas em neurodesenvolvimento e neuroaprendizagem.

Há uma idade específica para identificar alguma síndrome em meu filho? Como perceber?
-Nos primeiros 06 anos de vida é possível, em algum momento, identificá-los. Deve-se sempre vigiar atrasos de desenvolvimento neuropsicomotor, problemas de comportamento social, sinais físicos e motores disfuncionais, problemas de sono e alimentação e déficit de rendimento pré-escolar e / ou escolar. Observar com calma e de forma discreta estes atributos comparando a criança aos demais de sua idade - sem expô-la - pode ser útil como forma de investigar problemas de desenvolvimento.
Quais são os tipos de Autismo hoje?
- Os tipos de autismo foram substituídos por espectro e intensidade de sintomas. O que isto significa? Que vou rastrear o transtorno não pelos seus antigos tipos mas sim pelos traços de suas características . As pesquisas e as evidências clínicas tem mostrado que muitas pessoas têm graus de frequência e intensidade de sinais e sintomas autísticos e com esta nova abordagem tais traços passaram a ser reconhecidos e descobertos o que antes ficava obscuro e sem oportunizar, portanto, o tratamento adequado.

Por que uma criança nasce com Autismo? Em sua opinião de neuropediatra o Autismo é comprovadamente hereditário? (Se for hereditário Todos os filhos podem nascer com Autismo)?
-O Autismo é, antes de tudo, um transtorno de natureza neurobiológica e com alto nível de transmissão genética. Ao afirmar isto, não o faço por opinião própria mas estou convicto pois as evidências científicas assim o comprovam. Ter um filho com Autismo pode ser resultado de história familiar não somente de Autismo mas também de outros transtornos de desenvolvimento, de humor (depressão e transtorno bipolar) e a associação com idade dos pais.

Por que crianças nascem com Síndrome de Down?
Esta síndrome é hereditária?
Esta síndrome é uma cromossomopatia onde, por uma falha na formação dos cromossomos da criança houve um acréscimo de material genético na localização do cromossomo número 21. Tal ocorre por predisposição genética (portanto, hereditária) e pode estar associado à idade materna tardia ao engravidar. Tem casos, em contrapartida, que nascem de mães bem jovens o que constitui maior risco genético de acontecer numa segunda gravidez.

Qual a relação existente entre TANV e Autismo?
-Imensa e pode confundir muito. A diferença é que a primeira é um transtorno de percepção da aprendizagem não-verbal (gestos, intenções, sequência de códigos espaciais com intenção comunicativa) enquanto a segunda é um transtorno de comunicação e percepção sociais por não conseguir compartilhar pensamentos e sentimentos . Ambas levam a dificuldades de aprendizagem e de interação social e muitas estratégias psicossociais e educacionais parecidas entre si podem ser eficazes para ambas pois estas crianças costumam ser muito imaturas e ingênuas para interpretar sinais sociais e precisam dos mesmos apoios.

Os professores em sua opinião estão capacitados para perceber que seu aluno possui alguma síndrome ou transtorno de aprendizagem?
No caso positivo o que este profissional deve fazer?
-Na maioria das vezes não. Os professores que se aprofundam, se atualizam, buscam fazer pós ou treinamentos passam a se apropriar de conhecimentos que melhoram suas competências para identificar estas condições, ajudando os profissionais da saúde a diagnosticarem. Por isto acho essencial a divulgação ampla destes conhecimentos para todos especialmente os que trabalham com Educação pois ainda são os que mais necessitam destas informações.

Meu filho tem um Transtorno de Aprendizagem (TA) o que devo fazer?
- Primeiramente, fechar muito bem o diagnóstico por meio de avaliação interdisciplinar. Depois, com o laudo conclusivo na mão, os pais devem levá-lo para a sua escola a qual deve tomar as medidas necessárias para realmente incluir esta criança. Em casa, ajudá-la a fazer suas tarefas e os estudos para as avaliações de acordo com o tipo de TA que apresenta. O professor não deve duvidar ou ignorar este problema, pois sem a participação da escola o tratamento será um fracasso.

Em sua opinião como conceituado neuropediatra é a favor da Inclusão?
-Sou favorável à inclusão como ferramenta que, além de permitir o bom processo de socialização no meio escolar, deve respeitar as habilidades cognitivas e entender as medidas de intervenção psicoeducativas baseadas em evidências científicas e no diagnóstico da causa do problema de aprendizagem. Esta inclusão ainda inexiste em nosso sistema público como política educacional institucionalizada e enraizada na prática das equipes pedagógicas.

A Inclusão Escolar dá direito á crianças com Transtornos de Aprendizagem como TDHA e TANV? 
O que o senhor aconselha os pais a fazerem, quais providencias tomarem se tem direito na Lei?
-Ela não é clara no que tange estes transtornos, mas, juridicamente, a presença de alguma deficiência justifica tomada de postura pela escola e é assegurada por lei (artigo 28 da LBI e decreto 6949/2009 da Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência).

Por qual motivo algumas Síndromes demonstram grau alto de agressividade? O que fazer?
-Porque muitas síndromes levam a distúrbios de auto-regulação de humor e de controle inibitório durante suas ações e sentimentos frente ao erro e às frustrações. Além disto, devido aos fracassos sociais e acadêmicos sucessivos, ficam mais ansiosos e com sensação de inferioridade o que leva a respostas inadequadas e carregadas de sofrimento.
O que se deve fazer é explicar às crianças que reconhecemos suas dificuldades e que vamos fazer o que for possível e necessário para ajudar. Muitas vezes, o apoio psicoterápico, psicopedagógico e medicamentoso pode ajudar muito!

Meu filho tem uma Síndrome ou um Transtorno de Aprendizagem, devo fazer tudo o que ele quer ou pede? Posso contrariar essa criança e impor regras?
-Não se deve fazer tudo o que ela quer e posso, sim, contrariar esta criança. Ela deve aprender desde cedo que regras e rotinas existem para todos.

Dr. Clay Dislexia tem cura ? O que o senhor recomenda para melhoria.
-Dislexia não é uma doença mas sim um transtorno de desenvolvimento e, como tal, não tem cura. O que recomendo é a adoção de métodos, modelos e formas metacognitivas de aprendizagem e de avaliação escolar que remodele a forma tradicional do ensinar para auxiliar este portador a demonstrar todo o potencial que ele tem. Indivíduos com Dislexia são muito inteligentes e se conduzidos assim podem ser os melhores de sua turma. Tenho pacientes com Dislexia onde o fato do professor somente oralizar seus conteúdos e as provas fez, de cara, sua nota subir em 50% !!

Meu filho apresenta problemas com números e cálculos, o que devo fazer? Analisando somente este dado posso saber qual transtorno ele tem?
-Deve procurar uma equipe interdisciplinar (psicopedagoga, psicóloga, fonoaudióloga e neuropediatra) para analisar amplamente o que pode ser. Somente estes dados não permitem descobrir o que é. É necessária uma avaliação clínico-comportamental-pedagógica para chegar à possível causa.

Conte-nos sobre seu Curso de Autismo do Neuro Saber?
-O curso tem mais de 70 horas e aborda o Autismo em todos os seus eixos de pesquisa e aspectos etiológicos, psicológicos, neurobiológicos e psicoeducativos. Faz uma ampla abordagem histórica, de todos os constructos psicológicos e as descrições clínicas e a abordagem diagnóstica e terapêutica sempre num modo interdisciplinar e baseado em evidências científicas e nos protocolos internacionais.

Deixe um recado para as Mães e Pais ou Responsáveis que tem um filho com algum tipo de Síndrome ou Transtorno de Aprendizagem?
-Procure sempre entender a dificuldade de seu filho antes de julgá-lo ou chamá-lo pejorativamente de algum nome inadequado. A causa pode ser de natureza neurológica e seu fracasso pode estar acontecendo por uma inabilidade a qual não consegue superar sem que se disponibilize a ajuda necessária. Este recado também serve a todos os professores. Nesta situação, sensibilize a escola e procure um especialista.

Obrigado Dr. Clay Brites. É com muito respeito, carinho e admiração pelo seu grande profissionalismo que agradeço a honra em poder realizar esta Entrevista onde acredito que possamos elucidar muitas dúvidas e assim ajudarmos á muitas pessoas que precisam de um auxílio.