quarta-feira, 25 de maio de 2016


Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)
O Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade é um transtorno neurobiológico que aparece na maioria das vezes na infância e faz com que a criança tenha dificuldade de aprendizado e comportamental, as características principais são: inquietude, impulsividade e desatenção.
O diagnóstico é feito levando em consideração se o paciente tem dificuldades de comportamento e atenção tanto em casa quanto na escola, o grau e a duração da hiperatividade, impulsividade e desatenção são fatores essencial para um diagnostico correto.
Na década de 1970 estudos comprovaram que cerca de 50% dos casos de TDAH persistem na fase adulta, antes acreditava-se que o transtorno era presente apenas na infância. Atualmente o TDAH afeta cerca de 5% a 10% da população mundial (adultos e crianças) e o sexo masculino é o mais afetado.
Quais são os tipos de TDAH e sintomas ?
Existem algumas variações clínicas do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, nem todos os sintomas estão presentes em todos os portadores de TDAH, as pessoas diferem em suas manifestações clínicas que podem ser classificados em três tipos:
Predominante hiperativo-impulsivo: mais visível durante o ensino fundamental, as crianças agem sem pensar e são extremamente agitadas com tendência a serem barulhentas. Alguns sintomas típicos:
Bate pés e mãos com frequência, se contorcem em cadeiras
Corre e escala coisas em momento inapropriados
Levanta da cadeira durante as aulas em momento errados
Fala excessivamente
Não consegue esperar sua vez, para brincar por exemplo
É incapaz de brincar em atividades calmas
Interrompe conversas
Predominante desatento: comumente diagnosticado durante o ensino médio o adolescente tem dificuldade de concentração, é muito desorganizado, não consegue entregar projetos por falta de persistência, outros sintomas:
Dificuldade em manter atenção durante qualquer atividade;
Dificuldade em organizar tarefas;
Não escutam quando falam com elas pois não estão atentas;
Esquece e perde objetos com frequência
Combinado: são diagnosticados em crianças mais novas ainda iniciando o período escolar são ao mesmo tempo agitadas, barulhentas, desatentas e esquecidas.
Sintomas comuns dos três tipos de TDAH :
Baixa auto-estima pois com recebem muitas criticas por sua desatenção
Dificuldade me relacionamentos sociais
Baixa motivação
Transtornos de sono
Dificuldade de aprendizado
Baixa aptidão para atividades físicas
Causas do TDAH
O TDAH assim como TDA é um funcionamento diferente do cérebro que recebe um menor fluxo sanguíneo na região do córtex. Sua causa é de origem biológica: fatores genéticos 75%( inúmeros estudos comprovam a existência de casos familiares) ou fatores adquiridos 25%(Ex: Fumo durante a gravidez, bebes prematuros, alguns tratamentos oncológicos e para encefalite e traumatismos encefálicos).
É importante fixar que padrões educacionais tanto por parte dos pais e professores não são causadores de TDAH.
Tratamento do TDAH
O tratamento de TDAH envolve toda a família do paciente, pois o primeiro passo é a conscientização do transtorno e depois a escola deve ser informada. Os pais devem estar cientes que a educação de crianças co TDAH não é uma tarefa das mais fáceis mas eles são essenciais para o sucesso do tratamento que são feitos em dois pilares:
Tratamento psicoeducativo
Tratamento farmacológico
Os objetivos principais do tratamento são: diminuir os sintomas do TDAH, reduzir os riscos de possíveis complicações e criar um suporte de aprendizado para que a criança consiga se desenvolver e aprenda a conviver com suas deficiências.





Saiba o que é Transtorno do desenvolvimento da linguagem (TDLs)

A comunicação entre as pessoas apenas é possível através linguagem, a aprendizagem e seu desenvolvimento é complexo mas inicia-se simplesmente com a exposição dos seres a linguagem do meio ambiente, como um bebê que aos três meses de idade já desenvolveu a aptidão de olhar para quem esta falando com ele.
O que são os transtornos do desenvolvimento da linguagem?  
Os TDL’s também conhecido como disfasia é a dificuldade que uma criança ter em desenvolver a fala e a linguagem quando ela não tem qualquer limitação de audição, função cognitiva e não possui nenhum problema neurológico.
 Quais os sintomas dos transtornos de desenvolvimento de linguagem?
O ser humano tem contato com nossa linguagem desde o segundo bimestre de gravidez quando seu ouvido já esta desenvolvido e ao nascer esse aprendizado evolui com a criança falando algumas palavras ao um ano de idade e reconhecendo seu nome .
Aos cinco anos de idade a criança já formou a base para se comunicar como: sintaxe, fonologia, semântica e pragmática e já possui habilidades como: vocabulário extenso, linguagem legível, capacidade de formar frases completas e contar historias bem estruturadas, é capaz de entender perguntas, compreendem os conceitos de espaço e tempo, capacidade de manter contato visual durante uma conversa e já associa o sons das letras aos seus símbolos escritos. Cada pessoa tem o seu tempo para aprendizagem mas quando aos 7 anos a criança apresenta alguma discrepância significativa nesse processo de aprendizagem é preciso verificar o motivo.
Abaixo segue um tabela* com o desenvolvimento normal da linguagem em cada fase da infância: 
0 a 3 mesesVocalizações pouco diferenciadas
3 a 4 mesesBalbucio. Busca a origem do som
5 a 6 mesesResponde vocalmente ao estímulo
7 a 8 mesesDissílabos sem significado
9 a 10 mesesPré-conversação com balbucio
11 a 12 mesesEntende algumas palavras
12 a 18 mesesPrimeiras palavras. Aumenta a compreensão e a produção de palavras
18 a 24 mesesFrases de dois elementos. Aos 18 meses conhece 20 palavras
24 a 30 mesesFrases de três elementos. Conhece umas 200 palavras ao dois anos. Obedece a duas ordens. A metade da linguagem é inteligente
30 a 36 mesesFrases de quatro elementos. Utiliza pronomes
3 anosA maior parte da linguagem é inteligível. Faz perguntas. Consegue cantar algumas músicas e compreende histórias
5 anosSintaxe clara. Linguagem inteligível
*Fonte: Livro Porque é tão difícil aprender – Autora: Anna Sans Fitó – Ed. Paulinas
 Alguns sinais que indicam algum transtorno de linguagem:
  • Atraso ou lentidão na fala;
  • A compreensão da linguagem é alterada;
  • Dificuldade de combinar palavras para formar frases;
  • Alterações Fonológicas (troca de sons na fala)
  • Não consegue formar frases tem grande dificuldade com verbos e preposições (alteração morfossintática);
  • Fala ininteligível, ninguém consegue entender a fala da criança
  • Dificuldade de contar uma história;
  • Grande dificuldade de aprender a falar e a escrever
 Quais tipos de transtorno de linguagem?
Os tipos de transtorno que afetam a fala e a linguagem e podem ser divididos em 04 tipos:
  • Transtorno específico da articulação da fala: Quando o utilização do fonemas pela criança não corresponde a sua idade mas o nível aptidão linguística é normal. Ex: Dislalia, Lalação, Disritmias e Gagueira
  • Transtorno expressivo de linguagem: A criança não consegue se expressar de acordo com sua idade, mas compreende normalmente. As vezes pode apresentar também problema no aparelho bucofonador( língua, lábios, etc) Ex: Disfasia ou Afasia de desenvolvimento do tipo expressivo
  • Transtorno receptivo da linguagem: Nesse caso a criança não consegue ter um entendimento da linguagem que deveria ter de acordo com sua idade e a linguagem expressiva fica prejudicada também por ela precisar compreender antes de expressar-se. Ex: Agnosia auditiva congênita, Surdez verbal
  • Afasia adquirida com epilepsia (Síndrome de Landau-Kleffner): Acontece entre os 3 e 7 anos de idade, a criança já havia desenvolvido a linguagem mas por causa de convulsões epilépticas as habilidades de linguagem são perdidas em questão de dias ou semanas.
 Quais são as causas de TDLs?
A ciência ainda não aponta uma causa especifica mas detectou que os transtornos de linguagem acontecem devido a um mal funcionamento de uma parte do cérebro que processa a linguagem. Existem grandes evidências de influência genética, de problemas relatados na família do paciente atual. Essas falhas do cérebro não são possíveis detectar através de exames clínicos como a tomografia computadorizada ou ressonância magnética, o diagnóstico é feito de forma clínica com o psicopedagogo.
Qual o tratamento para TDLs?
Existem uma grande variação dos TDL’s cada criança apresenta uma dificuldade especifica na linguagem por isso o tratamento é individual uma reeducação com o psicopedagogo mas a família e principalmente a escola devem se adaptar as necessidades dessa criança pois a linguagem esta presente em todos os tipos de aprendizado. É importante considerar que a criança afetada por esses transtornos consequentemente tem problemas sociais e sua autoestima costuma ser baixa o que pode levar a quadros de depressão por ela se sentir excluída dos grupos que conhece.