sábado, 7 de maio de 2016

Revista Acontece

Galera Minha Matéria Sobre Autismo na Revista 
Acontece




Revista Mês de Abril 2016 número 49
Obrigado Dani Bueno e Renato Bueno
Revista Acontece minha matéria sobre Autismo revisada e corrigida pelo Dr Clay Brites pediatra e neuropediatra vice-presidente da Abenepi Pesquisador do Laboratório de Dificuldades e Distúrbios da Aprendizagem e Transtornos da Atenção - Disapre UNICAMP; docente do curso de Pós-Graduação de Neuropsicologia aplicada à Neurologia Infantil na Unicamp e membro do Departamento de Neurologia da Sociedade Paranaense de Pediatria. Dr. Clay Brites obrigado pelo apoio meu trabalho esta aí. Agradeço ao meu amigo Espírito Gilson Santos pela colaboração na correção do texto. E agradeço aos meus mestres que tudo me ensinaram que sem ajuda deles e ensinamentos eu nada seria,agradeço muito minha linda e maravilhosa orientadora de TCC Erica Andreia Cortez Monteiro, auxílio e carinho e você também Emerson obrigado.
Patricia Baptistella, a minha professora e coordenadora Curso de Pós em Psico linda Rúbia. Obrigado cada um que de uma forma ou outra contribuiu para minha aprendizagem e feito.





Neuro Saber Escala M-CHAT

Questionário M-Chat foi criado ajudar Pais, Profissionais e Professores na identificação precoce do Autismo

Neuro saber 




Baixe Grátis


M-Chat para Pais ou Responsáveis


Crianças entre 18 e 24 meses



Nome do Pai/Mãe ou Responsável:                                                                                                                                                   

Nome da Criança:                                                                                                                                                                                        



Sexo: (    ) F       (    ) M                         Data de Nascimento:              /              /                

Idade:                       



Data do Preenchimento do Teste:                  /              /               



Por gentileza, responda as perguntas abaixo sobre como seu(a) filho(a) normalmente se comporta.




Seu filho (a):




1. Gosta de balançar, de pular em seu joelho, etc.?

Sim  (  )  Não (  )






2. Tem interesse por outras crianças?


3. Gosta de subir em coisas, como escadas ou móveis?


4. Gosta de brincar de esconder e mostrar o rosto ou esconde-esconde?


5. Brinca de faz-de-conta”, como fazer de conta que es falando ao telefone ou cuidando de bonecas o outras brincadeiras de faz-de-contas”?


6. Usa  o dedo indicador dela para APONTAR E PEDIR  alguma coisa?


7. Usa  o dedo indicador dela para APONTAR E MOSTRAR alguma coisa de interesse dela?


8. Consegue brincar de forma correta com brinquedos pequenos (exemplo: carros ou blocos) sem apenas colocar o brinquedo na boca, remexer no brinquedo ou jogar o brinquedo?


9. Traz objetos até você para lhe  mostrar alguma coisa?


10. Olha para você nos seus olhos por mais de um  ou dois segundos?

Sim  (  )  Não (  ) Sim  (  )  Não (  ) Sim  (  )  Não (  )

Sim  (  )  Não (  ) Sim  (  )  Não (  ) Sim  (  )  Não (  )

Sim  (  )  Não (  )

Sim  (  )  Não (  ) Sim  (  )  Não (  )






11. Se  mostra hipersensível a barulho (mais incomodada que os outros), chegando a tapar os ouvidos?


12. Sorri em resposta ao seu rosto ou ao seu sorriso?


13. Durante uma brincadeira, se você fizer uma expressão corporal ou uma careta, o seu filho(a) imita você?

Sim  (  )  Não (  ) Sim  (  )  Não (  ) Sim  (  )  Não (  )









14. Responde quando você o(a) chama pelo nome dele?


15. Se  você apontar para um  brinquedo que esteja longe de seu filho(a), ele(a) olha para o brinquedo?


16. sabe andar?


17. Quando você e o seu filho(a) estão juntos, realizando alguma atividade, o seu filho(a) olha para o que você es olhando?


18. Faz movimentos estranhos com os dedos perto do próprio rosto?


19. Tenta atrair a sua atenção para a atividade dele(a)?


20. Você alguma vez se perguntou se seu filho(a) é surdo(a)?


21. Seu filho(a) entende o que as pessoas dizem?


22. Algumas vezes fica  reo(a), olhando para o nada” ou caminhando sem direção definida?


23. Olha para o seu rosto, para ver a sua reação quando vê alguma coisa diferente, não familiar?





Você teve dúvidas em responder alguma(s) pergunta(s)?

Sim  (  )  Não (  ) Sim  (  )  Não (  ) Sim  (  )  Não (  ) Sim  (  )  Não (  )
Sim  (  )  Não (  ) Sim  (  )  Não (  ) Sim  (  )  Não (  ) Sim  (  )  Não (  )

Sim  (  )  Não (  ) Sim  (  )  Não (  )



(    ) Sim       (    ) Não         Qual(is):                                                                                                                                                           

3 (falhas em 3 itens no total) ou em 2 dos itens considerados críticos (2, 7, 9, 13, 14, 15).





















Castro-Souza, R. M. (2011). Adaptação Brasileirado M-CHAT  (Modified Checklist for Autism in Toddlers) (Unpublished master´s thesis). Universidade de Brasília, Brasília



Crianças entre 18 e 24 meses



Nome:                                                                                                                                                                                                               



Sexo: (    ) F       (    ) M                Data de Nascimento:              /              /                

Idade em Meses:                        



Educador (a):                                                                                                                                                                                              



 quantos meses você atua com a criança?                                   

Data da Avaliação:                  /              /               




Por gentileza, responda as perguntas abaixo sobre como esta criança normalmente se comporta quando você es com a criança individualmente (trocando fraldas, conversando, brincando). Caso o comportamento em questão for raro (você observou o comportamento apenas uma ou duas vezes), responda que esta criança não apresenta o comportamento em queso.

A sua criança:




1. Gosta de balançar, de pular em seu joelho, etc.?

Sim  (  )  Não (  )






2. Tem interesse por outras crianças?


3. Gosta de subir em coisas, como escadas ou móveis?


4. Gosta de brincar de esconder e mostrar o rosto ou esconde-esconde?


5. Brinca de faz-de-conta”, como fazer de conta que es falando ao telefone ou cuidando de bonecas o outras brincadeiras de faz-de-contas”?


6. Usa  o dedo indicador dela para APONTAR E PEDIR  alguma coisa?


7. Usa  o dedo indicador dela para APONTAR E MOSTRAR alguma coisa de interesse dela?


8. Consegue brincar de forma correta com brinquedos pequenos (exemplo: carros ou blocos) sem apenas colocar o brinquedo na boca, remexer no brinquedo ou jogar o brinquedo?


9. Traz objetos até você para lhe  mostrar alguma coisa?


10. Olha para você nos seus olhos por mais de um  ou dois segundos?

Sim  (  )  Não (  ) Sim  (  )  Não (  ) Sim  (  )  Não (  )

Sim  (  )  Não (  ) Sim  (  )  Não (  ) Sim  (  )  Não (  )

Sim  (  )  Não (  )

Sim  (  )  Não (  ) Sim  (  )  Não (  )






11. Se  mostra hipersensível a barulho (mais incomodada que os outros), chegando a tapar os ouvidos?


12. Sorri em resposta ao seu rosto ou ao seu sorriso?


13. Durante uma brincadeira, se você fizer uma expressão corporal ou uma careta, a sua criança imita você?

Sim  (  )  Não (  ) Sim  (  )  Não (  ) Sim  (  )  Não (  )









14. Responde quando você a chama pelo nome dela?


15. Se  você apontar para um  brinquedo que esteja longe de sua criança, ela  olha para o brinquedo?


16. sabe andar?


17. Quando você e a sua criança estão juntos, realizando alguma atividade, a sua criança olha para o que você es olhando?


18. A sua criança faz movimentos estranhos com os dedos perto do próprio rosto?


19. Tenta atrair a sua atenção para a atividade dela?


20. Você alguma vez se perguntou se a sua criança é surda?


21. A sua criança entende o que as pessoas dizem?


22. A sua criança algumas vezes fica  rea, olhando para o nada” ou caminhando sem direção definida?


23. Olha para o seu rosto, para ver a sua reação quando vê alguma coisa diferente, não familiar?





Você teve dúvidas em responder alguma(s) pergunta(s)?

Sim  (  )  Não (  ) Sim  (  )  Não (  ) Sim  (  )  Não (  ) Sim  (  )  Não (  )
Sim  (  )  Não (  ) Sim  (  )  Não (  ) Sim  (  )  Não (  ) Sim  (  )  Não (  )

Sim  (  )  Não (  ) Sim  (  )  Não (  )



(    ) Sim       (    ) Não         Qual(is):                                                                                                                                                           

3 (falhas em 3 itens no total) ou em 2 dos itens considerados críticos (2, 7, 9, 13, 14, 15).






















Castro-Souza, R. M. (2011). Adaptação Brasileirado M-CHAT  (Modified Checklist for Autism in Toddlers) (Unpublished master´s thesis). Universidade de Brasília, Brasília