domingo, 29 de janeiro de 2017



Carta Aberta] - Errata abaixo!

Gislaine (@Gihstw), não consegui acessar o seu perfil mas quem sabe esta mensagem chegue até você!
Infelizmente, o seu comentário sobre o filho do Trump (que especularam** ser autista) gerou muita mágoa e revolta em familiares de pessoas com necessidades especiais e profissionais da área da saúde e educação que lutam diariamente contra a Psicofobia e à favor da inclusão social.
Parece que vc não gosta do atual presidente dos EUA, confesso que as propostas governamentais dele e sua postura machista e preconceituosa no trato de algumas pessoas me desagrada muito também. Entretanto, no momento que escolhemos espalhar o ódio como forma de "protestar" ou afetar alguém, apenas estamos sujando as nossas próprias mãos e nos afastando do objetivo final que é um mundo mais harmônico, unido e menos discriminatório.
O seu comentário: "N sabia q o filho do trump era autista. Ta explicado agra pq ele é retardado até para andar" (divulgado nas redes sociais em 22 de Janeiro), só me fez pensar que talvez você seja apenas uma
Pessoa ignorante no assunto e talvez pouco provida de empatia. Não estou aqui para te ofender de forma alguma, só gostaria que você aproveitasse essa situação para refletir sobre a sua postura pois ela lhe aproxima muito do que te causa repulsa no homem que você teve a intenção de atingir.
Mostre seu descontentamento com atitudes produtivas que agreguem bons valores e favoreça um maior equilíbrio a este mundo caótico o qual estamos imersos. Será melhor para vc, para mim, para os autistas, para as pessoas com deficiência física, cognitiva, "emocional", enfim, para todos os seres vivos.
Sou Psicóloga e trabalho há 8 anos com muitas pessoas com necessidades educativas especiais que me tornam gradativamente um ser humano MUITO melhor, mais sensível e mais forte também, afinal o caminho não é fácil, temos que ter uma combinação muito equilibrada de conhecimento, amor e paciência mas é constantemente recompensador.
Todavia, o mais difícil é ainda ter que me deparar com famílias desesperadas, em pedaços, porque não tem acesso a tratamentos de qualidade no sistema público para seus filhos e ver que ainda são vítimas frequentemente de olhares e falas preconceituosas quando tudo que desejam é apenas respeito ou uma mão estendida ou (até) o seu silêncio.
Não sei se um dia você terá o prazer de se conectar (pessoalmente) com uma pessoa com Autismo mas tenho certeza que você entenderá que essas pessoas tem algumas das características mais necessárias e ausentes na atual sociedade: a pureza e a honestidade. Talvez precisemos reaprender com eles como viver de forma mais simples, mais justa e mais humana.
Caso se interesse em entender melhor sobre o autismo, suas dificuldades e potencialidades, me disponho a te receber em uma das aulas que ministro sobre o tema no RJ ou posso lhe indicar leituras sobre o assunto em troca apenas de reflexão. Muita Luz, Amor e Sabedoria no seu caminho! 🙌🏼
Att, Gabriela Parpinelli
-----------------------
**ERRATA:
Algumas pessoas me alertaram sobre o fato de que o filho do Trump não é autista e foi vítima de bullying de uma comediante americana (Rossie O'Donnell) que teve que se retratar publicamente após a intervenção de Melanie Trump (mãe).
Logo, corrigi meu texto acima ("especularam ser**") para não cometer injustiça, desculpem o erro. De qualquer forma, a mensagem central permance. Precisamos nos unir para combater a Psicofobia e cessar essa cadeia de ódio que se espalha pela rede social com palavras e ações que visem contribuir de alguma forma positiva na evolução da humanidade.
Todos erramos e somos aptos a aprender com um arranjo de contingências mais favoráveis a mudança. O ódio como resposta só gera mais violência. Vamos repensar as nossas próprias críticas e acima de tudo ter RESPEITO por qualquer pessoa. Espero apenas que o Amor vire verbo e seja tão praticado quanto desejado.
Segue abaixo o link de uma das reportagens que falam sobre a situação citada:
https://www.google.com.br/…/rosie-odonnell-apologizes-to-m…/

Minha opinião:

Não temos a obrigatoriedade de dominar todos os saberes. Como referiu-se minha amiga abaixo sobre Psicofobia. Para quem não sabe : Psicofobia é o preconceito contra as pessoas que têm transtornos e deficiências mentais. Repugno isso, sou Psicopedagoga e Gabriela Parpinelli não tenho palavras para agradecer suas palavras e carinho com a pessoa que infelizmente não deve ter alguém em sua família, de repente infelizmente não teve a oportunidade e o prazer de conhecer um ser maravilhoso de luz com necessidades especiais eu convivi muitos anos com um tio com Síndrome de Down e foi um das pessoas mais maravilhosas e inteligentes que convivi e amei em minha vida. por saber sobre Síndrome de Down e na época nada sobre Autismo. Minha mono da Pós escolhi o Tema Autista, A PSICOPEDAGOGIA NA CONSTRUÇÃO DO SABER DE UM AUTISTA eu mesma criei o título e me aprofundei no assunto. Não admito que desfaçam de pessoas de forma alguma, seja por credo, religião, cor ou me machuca mais ainda por pessoas que possuem alguma deficiência física,motora, cognitiva ou seja qual for muitas vezes apenas um transtorno de aprendizagem. Que linda atitude Parabéns pela linda pessoa Gabriela Parpinelli que és. Que Deus a ilumine sempre em toda sua vida. Beijos no seu coração.