segunda-feira, 30 de maio de 2016

TANV

Transtorno de Aprendizagem não Verbal 

TANV e semelhança com Autismo



TANV é um dos problemas que mais têm mobilizado educadores, pois se trata de uma desordem neurológica profunda, crônica, causada por disfunções cerebrais, que provocam déficits significativos
Desejo deixar claro que pessoas com TANV não possuem características físicas.
O que irei relatar não se encontra na internet, eu senti num simples e informal contato, não foi numa Anamnese e mais triste dessa história real é que com toda assistência multidisciplinar que a criança que irei chamar de Chelsea já tem ,os pais não foram sequer comunicados da semelhança com Autismo, por nenhum profisisonal.
Vou relatar minha experiência com TANV.
Para mim, TANV seria apenas é tão somente um transtorno de aprendizagem.
A pedido de uma pessoa muito próxima e por saber que sou Psicopedagoga,mas não faço atendimentos, pois minha intenção foi somente ajudar.
Meu primeiro contato com uma criança com TANV foi uma conversa informal e primeiro contato, percebi que na conversa, verifiquei algumas percepções do campo do Autismo.
Como as síndromes e transtornos são vários,a TANV quis descobrir sozinha o que seria e não busquei nenhum conhecimento prévio e nem quis obter informações sobre o diagnóstico da criança. Por ser primeiro contato avaliativo para minha surpresa, percebi a grande semelhança e fui pesquisar e sem ter conhecimento algum da síndrome na pós, investiguei e me informei que TANV tem seus traços semelhantes no sentido de falta de interação social,também apresenta um déficit significativo nos domínios cognitivo, social, emocional, psicomotor, espacial, tátil e visual, etc. Como estou me aperfeiçoando em Autismo, posso elucidar algumas dicas das características do Autismo que encontramos no TANV : Não sabem amarrar o cadarço, não tem coordenação motora como não tem equilíbrio para andar de bicicleta, não tem coordenação motora para jogar bola, parecem ser pessoas frias, não tem medo.
Estou tentando elucidar de uma forma clara e objetiva para ajudar e auxiliar as pessoas que precisam de ajuda.
Entre os transtornos que hoje mais têm mobilizado a atenção dos educadores, está o Transtorno de Aprendizagem Não Verbal, o TANV, é uma desordem neurológica profunda, crônica e que resulta em déficits significativos não somente na área de aprendizagem, mas em várias outras áreas.
Esta criança na escola necessita de um acompanhamento do professor, segue explicação de " Maria Irene Maluf Crianças com transtornos de aprendizagem requerem especial atenção de seus professores durante a maior parte do seu percurso escolar. Com a implantação da inclusão em nosso sistema de ensino, criou-se a necessidade de preparar (e rapidamente) os professores para atenderem às necessidades educativas especiais de seus alunos, já que uma parcela considerável desses profissionais não possuía (e parte ainda não possui), uma especialização acadêmica ou experiência que lhes ofereça condições para trabalhar com tal leque de desafios".
Retomando meus relatos de aprendizagem de pesquisa vale elucidar que crianças com TANV não gostam de se relacionar com crianças da mesma faixa etária e sim pessoas mais velhas, não olham nos olhos quando conversamos, não tem sentimentos, em alguns casos são muito nervosas e descompensadas, não se adaptam em nenhum tipo de esporte, crianças com TANV apresentam capacidade intelectual dentro ou acima da média, boa memória, mas apesar dessas habilidades, devido aos déficits nas áreas acima citadas, terão prejuízos diversos.
Do ponto de vista pedagógico, crianças com este transtorno apresentam prejuízo na compreensão e interpretação de texto (as habilidades de decodificação da leitura e memória verbal encontram-se preservadas). Nos conceitos matemáticos e na resolução de problemas há prejuízo, e embora os conceitos concretos, objetivos e simples sejam facilmente entendidos, quando há necessidade de análise e integração mais complexa, o entendimento fica comprometido.
A intervenção no processo de aprendizagem da criança com TANV exige a parceria entre família, escola e especialistas. O Psicopedagogo é o facilitador neste processo, reconhecendo as capacidades e habilidades, e desenvolvendo estratégias que facilitem a aprendizagem. É importante ressaltar a importância do trabalho com métodos tradicionais, enfatizando as habilidades de memorização verbal, devido aos déficits nos processos intuitivos, excluindo as abordagens Construtivistas e Sócio-Construtivistas.
Da mesma forma, a discalculia é bastante freqüente na população, ocorrendo em cerca de 5% das crianças em idade escolar, porém, o TANV é bem mais raro, o que significa que a maioria das crianças com problemas em matemática não apresentam um quadro clínico compatível com o TANV. A intervenção deverá englobar os aspectos psicopedagógicos, fonoaudiológicos e psicológicos.
A avaliação de uma criança com TANV deve ser realizada por equipe multidisciplinar, a partir dos instrumentos neuropsicológicos que compreendem os domínios da inteligência, desempenho escolar, habilidades sensório-motoras, processamento viso-espacial, matemática e funcionamento psicossocial.
Chelsea é uma criança inteligente, criativa, ama conversar com pessoas mais velhas, faz amizades facilmente, apresenta-se carinhosa, mas muito dispersa.
Quando iniciamos nosso contato minha primeira avaliação foi que não olhava nos olhos, me surpreendi com tal atitude, claro que cada caso é um caso, nem as crianças que possuem síndromes manifestam atitudes iguais ou mantém todas as atitudes do diagnóstico.
Chelsea é muito interessada em informática, computador e este é um meio de envolver e desenvolver seus conhecimentos e aprimora-lós.
Essas crianças não mantém um bom convívio escolar, sofrem e muitas vezes não são respeitadas e nem tão pouco são compreendidas, os pais sofrem muito com a indiferença que é instalada no meio social, onde a escola deve acolher, interagir e incluir. Eu me pergunto onde está a inclusão estas horas? Os profissionais estão capacitados á altura? Por mais que estejam como irão conseguir introduzir conhecimentos especiais a esta criança.
Humildemente peço vamos olhar todas nossas crianças com um novo olhar, com uma esperança de amor e responsabilidade que se doarmos um pouquinho cada dia de nós, faremos desses pequenos seres como minha pequena Chelsea um ser melhor amanhã. Espero que meu relato possa vir a contribuir para alguém.Obrigado á cada profissional, mãe, pai, responsável que a cada dia tenta fazer sua parte na vida dessas nossas crianças.