quarta-feira, 11 de maio de 2016

Livro Mundo Singular - Entenda o Autismo

Ana Beatriz Barbosa Silva
Mayara Bonifácio Gaiato
Leandro Thadeu Reveles




Baixar livro :http://lelivros.online/book/download-mundo-singular-ana-beatriz-barbosa-silva-em-epub-mobi-e-pdf/

Descrição do livro

Isoladas num mundo particular de difícil acesso, com hábitos restritos, ritualizados e repetitivos, as crianças que desenvolvem autismo são corriqueiramente vistas como estranhas e alheias a tudo e a todos. O que poucos sabem é que estes indivíduos são dotados de talentos e habilidades singulares. Diante do diagnóstico de autismo, o mais importante para os pais, professores e profissionais de saúde é criar mecanismos para ensinar a essas pessoas os prazeres contidos nos momentos de convivência com a criança, buscando amenizar para elas o caráter invasivo e intimidador que o contato social adquire. Primeiro livro da psiquiatra Ana Beatriz Barbosa escrito em parceria com especialistas da sua equipe, com experiência em crianças e adolescentes, Mundo Singular, é um guia voltado para o público leigo, com foco no funcionamento mental da criança com autismo. Caracterizado por um conjunto de sintomas que afeta a socialização, a comunicação e o comportamento, e que acomete cerca de 70 milhões de pessoas no mundo, o transtorno afeta, sobretudo, a interação social desses indivíduos. Em crianças, o distúrbio é mais diagnosticado do que o câncer, a AIDS e a diabetes somados. Sua manifestação é mais comum no sexo masculino do que no feminino. No entanto, apesar de sua prevalência, o tema permanece nebuloso para a maior parte da sociedade, e muito do que se imagina é fruto de preconceitos e mitos. Os autores abordam a cada capítulo os elementos que influenciam a vida de quem vive com o transtorno e daqueles que o cercam. O relacionamento com familiares, o ambiente escolar, o diagnóstico, o tratamento, a afetividade, a vida profissional, as questões legais e as perspectivas futuras são esmiuçados num texto escrito com sensibilidade, em que a teoria ganha contornos humanos, com uma sucessão de relatos de casos reais que preservam a identidade dos pacientes e defendem uma visão mais humana e positiva acerca dessas crianças que enxergam o mundo de forma tão singular.

O QUE É ESPECTRO DO AUTISMO - MAYRA RESPONDE




Autismo - O que é o Espectro Autismo ?

por Mayara Gaiato

Psicologa Comportamental e Mestra em Terapia Comportamental ABA

Aprendi com este vídeo que : O Autismo é de origem genética, são mais de 100 genes que fazem parte do Espectro Autista, não há um conjunto de gene específico para se definir, assim como não existem exames como sangue ou de imagem para diagnóstico.Sendo o Diagnóstico 100 % comportamental. Poderá existir exames futuramente que possam encontrar a origem e diagnóstico, como pesquisadores já estudam DNA.  
A criança poderá já nascer com Autismo. 
Existem causas ambientais que são Intra ou Fora do útero, onde  causam uma chance maior de se ter Autismo. A pessoa ou já nasce portando Autismo, ou com uma pré disposição e alguns fatores dentro do útero ou fora do útero possibilitam o desencadear do autismo.
Os fatores são: Parto Prematuro, sangramento na gravidez, Diabetes gestacional, Gravidez de múltiplos, Idade materna ou paterna avançada, principalmente após os 40 anos de idade.
Pessoas que moram em áreas com muita poluição,aumentam a probabilidade, mas as causas são diversas.
Tratamentos: Se seu filho não desenvolver os comportamentos e características esperados para fase dele.
Mas também poderá desenvolver características de acordo com a idade dele e por volta dos 02 anos de idade sofrer uma regressão.
Características :
- Atenção Compartilhada;
- Referência Social;
- Busca aos responsáveis e curadores;
- Interações Sociais;
- Contato Visual e sua manutenção;
- Movimentos repetitivos (estereotipados), movimentos de flepin, movimentam as mãos, gostam de coisas que giram, balançam o corpo;
- Fala com função: Falar com intenção de comunicação, de se fazer entender, gestos e ações comunicativas;
- Com 02 anos de idade a criança deverá falar pelo menos duas palavras juntas e formar uma frase para se comunicar;
Se a criança com 01 ou 02 anos de idade não fala uma palavra, não apoonta, não olha nos olhos, não usa gestos, são crianças sérias, não respondem a gracinhas sociais , movimentos repetitivos, não estranham colos de desconhecidos, deve-se procurar ajuda com um neurologista infantil especializado no desenvolvimento ou um psiquiatra infantil, onde se faz necessário o acompanhamento de uma equipe de especialistas, onde poderá verificar se é apenas um atraso que será sanado e assim poderá ajuda-lá para o resto da vida.