sexta-feira, 25 de março de 2016


O que é o Dia roxo?

Dia Roxo (Purple Day) é uma data mundial de conscientização a respeito da epilepsia. No mundo inteiro ocorre eventos para disseminar informações e diminuir estigmas, as pessoas também vestem roxo literalmente em apoio a data, seja uma blusa, fita ou adereços, etc. 

A epilepsia é uma condição do cérebro que é caracterizada por crises recorrentes. Cerca de 1 em cada 10 pessoas vão experimentar pelo menos uma convulsão durante uma vida inteira. Mas uma única convulsão, no entanto, não é epilepsia. A epilepsia é uma condição que é definida por várias convulsões.

A epilepsia é uma desordem de apreensão. Não é um distúrbio psicológico, nem uma doença e não é contagiosa. O cérebro é composto de bilhões de células nervosas ou neurônios que se comunicam através de sinais elétricos e químicos. Quando há uma descarga eléctrica excessiva que interrompe de forma súbita a atividade normal das células nervosas, pode resultar uma convulsão. As convulsões causam uma mudança na função ou comportamento. A apreensão pode assumir muitas formas diferentes, incluindo um olhar vazio, espasmos musculares, movimentos descontrolados, consciência alterada, sensações estranhas, ou uma convulsão.As Convulsões podem ocorrer raramente ou tão frequentemente como várias vezes ao dia. Se a condição é controlada com sucesso por meio de medicação, uma pessoa pode ser livre de crises.

A epilepsia é uma das desordens neurológicas crônicas mais comuns. Estima-se que 50 milhões de pessoas no mundo têm epilepsia. Isso significa que cerca de um por cento da população em geral tem epilepsia.

A epilepsia pode estar presente em qualquer idade, embora o seu início é na maioria das vezes na infância ou nos anos posteriores da vida. Às vezes, aqueles que desenvolvem convulsões durante a infância superar suas crises. Em idosos, há um aumento da incidência devido a acidentes vasculares cerebrais e envelhecimento do cérebro. Em mais de metade das pessoas com epilepsia.

O cérebro é como uma equipe de trabalhadores. Cada membro da equipe tem um certo trabalho para fazer. Isto significa que certas partes do cérebro são responsáveis por certas funções. Uma parte do cérebro é responsável por aquilo que vemos; outra parte do cérebro é responsável pelo movimento. Outras partes do cérebro são responsáveis pela fala ou olfato e paladar.

Todas as partes do cérebro se comunicam através de uma rede de células chamadas "neurônios." Os neurônios se comunicam através de pequenas cargas elétricas que viajam ao longo de vias nervosas semelhantes à eletricidade em um fio.

A crise pode ser classificada como uma convulsão "generalizada" se houver uma descarga não controlada de neurônios que afeta ambos os lados do cérebro, desde o início. Se a descarga não controlada de neurônios ocorre em apenas uma parte isolada do cérebro, é um ou apreensão focal "parcial".

Muitas pessoas com epilepsia reclamam de distração, esquecimento de nomes e coisas que vieram no passado. Isto pode ser devido à causa subjacente da epilepsia, a medicação, ou uma combinação de ambos. Embora não haja cura, existem maneiras de compensar essas dificuldades.

Como proceder durante as crises:

- coloque a pessoa deitada de costas, em lugar confortável, retirando de perto objetos com que ela possa se machucar, como pulseiras, relógios, óculos
- afrouxe as roupas
- caso a pessoa esteja babando, mantenha-a deitada com a cabeça voltada para o lado, evitando que ela se sufoque com a própria saliva
- quando a crise passar, deixe a pessoa descansar
- verifique se existe pulseira, medalha ou outra identificação médica de emergência que possa sugerir a causa da convulsão
- nunca segure a pessoa (deixe-a debater-se)
- não dê tapas
- não jogue água sobre ela.