sábado, 2 de abril de 2016

Autismo

Abrace essa ideia, conheça essa síndrome , respeite seu semelhante. Ninguém é igual a ninguém, não são eles quem são diferentes ! A ignorância faz a diferença!


Dia 02 de Abril Dia Mundial de Conscientização do Autismo
Texto by Ericka Vanessa
Você que não sabe o que é Autismo.
Procurei escrever um texto de forma clara e simples para sua compreensão.
Respeite as diferenças!
Como Psicopedagoga quero expressar que Autista não tem cara, ou melhor, criança com a síndrome de Autismo independente do seu grau e comprometimento não tem característica física como a Síndrome de Down. Autista vive no seu mundo e com muito amor quem sabe você consegue interagir no mundo dele, tente. Autismo não vê crença, não escolhe raça, cor, etnia , posição social e nem grupos sociais.
Você precisa saber que:
Autismo é uma disfunção global do desenvolvimento com maior crescimento no mundo
- Estima-se que 67 milhões de indivíduos em todo o Mundo sejam afetados pelo Autismo
- Na maioria dos países o Autismo é mais comum que doenças oncológicas, diabetes e HIV juntos
Autismo deve ser diagnosticado e observado pelos pais o quanto antes possível, sendo muitas vezes descoberto apenas perto dos 36 meses de idade da criança, se seu filho não olha em seus olhos, ao mamar não mantém nenhum contato visual, não fala, tem movimentos repetitivos, muitas vezes a fala apresenta ecolália ( criança repete palavras ou sons), se interessa por objetos giratórios, não apresenta sensibilidade, pois muitas crianças e adultos autistas tem hipersensibilidade, já outros não assim, como alguns não sentem frio, nem querer colocar roupas de frio, não sentem dor.
Outros tem mania de coleção de objetos que gostam,alguns apresentam dificuldade com alimentação, outros não podem comer glúten pois aumenta o grau de agressividade.
Muitos tem audição sensível consegue captar sons á distância, outros não.
Os Autistas levam tudo ao pé da letra, são muito ligadas á imagem, exemplo, as palavras são relacionadas a imagem. Por exemplo: Você é um gato, eu não sou animal.Outro exemplo: Se eu dizer para um autista dependendo da síndrome . Oi meu filho, tudo bem ? Ele vai me responder. Você não é minha mãe. Ou . Eu não sou seu filho.
Isso não é por falta de educação e sim porque associa o conhecimento que tem.
Existem Autistas com grau de inteligencia exemplar tem muitos com dom em matemática, para cálculos, mas não sabem extrair sentimentos em si mesmo, não sabem o que é amor.
Muitos são agressivos, matem suas rotinas, enfileiram objetos, não brincam com colegas, não sabem brincar de esconde esconde, de pega pega.
Não existe exame especifico para diagnosticar a síndrome, diagnóstico é clínico,feito através de observação direta do comportamento e de uma entrevista com os pais ou responsáveis.
Cabe a um psiquiatra ou neurologista infantil a tarefa de identificar o autismo com base em avaliações clínicas. É necessário uma série de informações para diagnóstico. Nos EUA estudos e pesquisas tentam identificar o Autismo através de DNA.
Agora que aprendeu um pouquinho respeite o espaço do outro.
Ainda temos muito o que falar ...................


BEIJINHO DA LILLY