domingo, 8 de maio de 2016

Dislexia



Dislexia desmitifique os mitos 


by Ericka Vanessa


Quero esclarecer que o Dislexo não é um doente, não é deficiente nem é portador de nada, ele simplesmente tem um QI normal ou superior aos demais e sua dificuldade é de leitura e de escrita.
Eu recomendo o filme : Como estrelas no céu

A dislexia ocorre em crianças com visão e inteligência em níveis normais, alguns sintomas podem ser retardo no desenvolvimento da fala, lentidão no aprendizado de novas palavras e retardo na alfabetização.
Tem dificuldade no sentido espacial, podem escrever de forma invertida, não tem percepção de esquerda e direita, o individuo sofre uma escassez de conhecimento prévio, apresentar dificuldade em decorar tabuada, ocorre de trocar, às vezes omitir ou inverter palavras na leitura podendo até acrescentar sílabas inexistentes.
É importante saber que a dislexia não é uma doença, senão um distúrbio genético e neurobiológico que independe da preguiça falta de atenção ou má alfabetização. Muitas crianças já foram intituladas como preguiçosas e desatentas, mas não verdade não é isso e o desconhecimento da síndrome que leva a esse julgamento incorreto.
Mas saiba que, o que ocorre é uma desordem no caminho das informações, o que inibe o processo de entendimento das letras e, por sua vez, pode comprometer a escrita. É claro que os sintomas da dislexia variam de acordo com os diferentes graus do transtorno, mas a pessoa tem dificuldade para decodificar as letras do alfabeto e tudo o que é relacionado à leitura. O disléxico não consegue associar o símbolo gráfico e as letras ao som que eles representam.
Alguns sinais são perceptíveis na pré – escola como: São crianças dispersas, não tem atenção, não manifestam interesses em leituras, também demais dificuldades.
Na idade escolar podem apresentar dificuldades em: Grande dificuldade na leitura e escrita, apresentam pobre conhecimento e interesse em rimas e sons idênticos, são crianças desatentas, apresentam dificuldade em registrar atividades do quadro negro em seu caderno, algumas crianças tem dificuldade em atividades como desenho devido a coordenação motora fina e grossa, fina como desenhos já outros desenvolvem e criam obras de artes, já a grossa encontram dificuldades na dança, exercícios aeróbicos e ginástica.
Uma equipe interdisciplinar é essencial no tratamento, ainda não se é sábido a cura para a dislexia. Mas, sabe-se que o tratamento da dislexia é um processo longo que demanda persistência.
È necessário uma equipe multidisciplinar, formada por professor, pedagogo, psicólogo, psicopedagogo, neuro e fonoaudiólogo é fundamental para que você consiga não apenas conviver, como superar essa dificuldade.

Formada em Pedagogia, Artes e Pós Graduada em Psicopedagogia Institucional 
CBO 239425.
Transtorno não Verbal- Conhecido como TANV


Você sabia que as características do TANV são parecidas com o Transtorno do Espectro Autista, principalmente o Asperger.
Pesquisei sobre o tema e irei discorrer meu artigo para elucidar as pessoas sobre este transtorno. 
by Ericka Vanessa



O TANV foi identificado nos anos 60 por Jonhson & Myklebust, recebeu em 1970 de Byron Rourke a denominação atual, tendo reconhecimento lento devido à baixa incidência entre a população infantil, mas assim como o autismo, esse transtorno vem sendo mais estudado e identificado na atualidade, à medida em que os seus portadores passaram a frequentar as escolas regulares em maior número.
O Transtorno de aprendizagem não-verbal (TANV) é uma síndrome neurológica que consiste em déficits específicos, pois se trata de uma desordem neurológica profunda, crônica, causada por disfunções cerebrais, que provocam déficits significativos.
Ocorre um desenvolvimento normal ou precoce da fala e vocabulário, atenção aos detalhes, aprendizagem normal ou precoce da leitura e escrita, dificuldades em cálculos matemáticos, aritmética.
Além disso, estes indivíduos têm boa capacidade de se expressarem verbalmente e uma memória auditiva forte.
São apresentadas dificuldades no convívio social, interação com outro, principalmente apresentam dificuldade em conviver bem com crianças e pessoas da mesma faixa etária, onde se socializam melhor com pessoas acima de suas idades, muitos não olham nos olhos (semelhante ao autismo),resistência a aceitar o novo ou mudanças de rotinas, a compreensão da criança praticamente se restringe às atividades que se baseiam no domínio verbal, ainda que muitas vezes interprete erroneamente o que lhe é dito.
Como outro transtorno qualquer o TANV pode permitir nas crianças que obtenham ótimos recursos verbais e de memorização, dependendo demonstram-se grandes leitores e dominam um extenso vocabulário.
Normalmente apresentam dificuldade em organização viso-espacial, ou seja, não tem rápida percepção para as diferenças entre formas, tamanhos, quantidades e comprimentos e ainda apresentam dificuldade em calcular distâncias, dentre outras apresentam desabilidades psicomotoras sobretudo a motricidade fina e equilíbrio como dificuldade em atividades físicas e esportivas, andar de bicicleta, simples amarrar de cadarços (próprio do autismo),dificuldades em montar quebra cabeça, lego, labirintos, mapas, apresentam memória visual pobre e déficits na percepção sensorial visual, auditiva e tátil.
Para obtenção do diagnóstico é necessário, uma equipe interdisciplinar englobando os aspectos neurológicos, psicológicos, pedagógicos e fonoaudiológicos, quando necessário,  todos são feitos de forma multidisciplinar, uma vez que os diagnósticos são clínicos, sendo a avaliação extremamente importante para que as metas do processo de reabilitação sejam traçadas, sendo estas específicas, mensuráveis, tangíveis e realistas, quanto as severidades do quadro será determinada de acordo com a intensidade dos problemas, ou seja, graus dentro de um espectro de intensidade.

Formada em Pedagogia, Artes e Pós Graduada em Psicopedagogia Institucional CBO 239425.


Entrevista para a Tismoo, com Nicolas Brito Sales e Alysson Muotri

Encontro maravilhoso entre o Nicolas, autista de 16 anos, e Alysson Muotri, super cientista que tem pesquisado, como ninguém, sobre autismo. O encontro foi emocionante. Importante notar que o Nicolas nem sempre responde ao que lhe é perguntado da forma que se espera, mas da forma que ele absorveu a pergunta. Foram perguntas espontâneas, sem preparação e o bate papo, como sempre, foi livre e sem cortes. É muito bom ver o Nicolas conversando assim... Ele usa as palavras dele, do jeitinho dele, co o entendimento dele.
Obrigada ao Alysson Muotri pelas pesquisas e por ser tão simpático. Foi uma delícia ver os dois juntos :-) 


Cientista fala sobre primeira empresa de biotecnologia do mundo voltada ...

Cientista responde perguntas sobre a primeira empresa de biotecnologia voltada ao autismo
Em um vídeo de mais de dez minutos, direto de San Diego (Califórna), nos Estados Unidos, o neurocientista Alysson Muotri respondeu às perguntas que lhe enviamos, a respeito da sua startup, a Tismoo, a primeira empresa de biotecnologia do mundo voltada ao autismo (veja reportagem sobre o lançamento da Tismoo).

Assista ao vídeo a seguir e saiba mais sobre esse início da era da medicina personalizada que estamos vivendo:






 



19 frases inspiradoras sobre o autismo retiradas das redes sociais

Estima-se que dois milhões de pessoas apresentam algum Transtorno do Espectro do Autismo, só no Brasil. Apesar de não haver algum remédio que cure, o tratamento eficiente inclui respeito, informação, tolerância e apoio.
frases-autismo

Inspire-se com essas dezenove frases sobre o tema!

1 “Autismo é um espectro. Não existem dois autistas iguais.” Asperger e Autismo no Brasil

2 “Ensina-me de várias maneiras, pois assim sou capaz de aprender.” Cíntia Leão Silva

3 “O autismo não se cura, se compreende.” Autismo Ávila

4 “As crianças especiais, assim como as aves, são diferentes em seus vôos. Todas, no entanto, são iguais em seu direito de voar.” Jesica Del Carmen Perez

5 “O autismo é parte deste mundo, não um mundo a parte.” Educando en la vida

6 “Autismo: apenas uma palavra. Não uma senteça.” Zazzle

7 “Lembre-se: pessoas com autismo têm sentimentos também. Seja sensível e tolerante.” Single Mothers Who Have Children With Autism

8 “Pessoas com autismo não mentem, não julgam, não fazem jogos mentais. Talvez possamos aprender alguma coisa com elas.” Cafe Press

9 “Não queremos mudar a forma com que nossos filhos veem o mundo. Queremos mudar a forma como o mundo vê nossos filhos.” Sou Mãe de Autista

10 “O conhecimento é poder. Utilize parte do seu tempo para educar alguém sobre o autismo. Não necessitamos de defensores. Necessitamos de educadores.” Asperger Women Association

11 “Os médicos determinaram um tratamento efetivo para pessoas com autismo. Chama-se respeito!” Some ecards

12 “Do lado de fora, olhando para dentro, você nunca poderá entendê-lo. Do lado de dentro, olhando para fora, você jamais conseguirá explicá-lo. Isso é autismo.” Autism Topics

13 “O autismo não é o inimigo. O inimigo é o preconceito.” MeuCérebro

14 “Diferente é o mundo que queremos!” Instituto Autismo e Vida

15 “A vida é como um quebra-cabeças. Deveríamos parar de tentar encaixar as pessoas onde elas não cabem.” Autor Desconhecido

16 “O especialista me disse: tens autismo. Minha mãe me deu as mãos, olhou nos meus olhos e disse: você é perfeito!” Imágenes de Feliz Día

17 “Quanto mais longe uma criança com autismo caminha sem ajuda, mais difícil se torna alcançá-la.” Talk About Autism

18 “Ser pai ou mãe de uma pessoa com autismo nem sempre é fácil, mas eu não trocaria meu filho por isso.” Toma conciencia sobre el Autismo e Síndrome de Asperger

19 “Uma mãe de verdade entende o que o filho não disse.” Autismo Diário

Imagem: goo.gl/nshLN6

Mensagem Via "Quem ama educa"

"Eu aplaudo de pé:



- Mães solteiras (não deve ser nada fácil criar o filho sozinha)
- Mães viúvas
- Mães divorciadas
- Mães que trabalham fora (se desdobram para dar conta de tudo)
- Mães que ficam em casa cuidando dos filhos (acho que é o trabalho mais cansativo)
- Mães que trabalham meio período
- Mães que empreenderam para ficar mais tempo com os filhos
- Mães empresárias
- Mães casadas
- Mães de 1
- Mães de 2
- Mães de 3
- Mães de 4 então, nem se fala...
- Mães que dirigem (pq tem que ter um poder de concentração quase sobrenatural)
- Mães que não dirigem (e dependem dos outros meios para se locomover com cadeirinha, bb conforto, carrinho, bolsa e etc)
- Mães que se cuidam além de cuidar dos filhos
- Mães que não conseguem se cuidar, mas que seus filhos estão impecáveis
- Mães que fizeram Parto Normal (o modo natural de se ter um filho)
- Mães que fizeram Cesárea (não é fácil sentir as dores e ainda sorrir ao cuidar do bebezinho)
- Mães que tiveram parto natural (corajosas)
- Mães que amamentaram no peito exclusivamente (que força de vontade e que maravilha)
- Mães que amamentaram no LM e no LA (souberam a hora de reforçar para não deixar o filho perder peso)
- Mães que não tiveram leite, mas graças a Deus podem pagar para dar LA aos seus filhos não deixarem de crescer e desenvolver
- Mães que são pais, avós, tios, e amigas dos seus filhos
- Mães que moram fora e longe dos entes queridos
- Mães com filhos na UTI (só Deus para nos manter em pé por eles)
- Mães que tem mães para ajudá-las
- Mães que não tem mães para ajudá-las (não é fácil sem ter a maior inspiração por perto)

.... Aplaudo de pé todas as mães, pois são únicas e cada uma com suas limitações consegue ser o melhor possível pro seu filho!

Nenhuma mãe é melhor do que a outra por isso ou aquilo.
Cada uma aqui é única. Com sua única história.
E ponto final!!!