domingo, 8 de maio de 2016

Transtorno não Verbal- Conhecido como TANV


Você sabia que as características do TANV são parecidas com o Transtorno do Espectro Autista, principalmente o Asperger.
Pesquisei sobre o tema e irei discorrer meu artigo para elucidar as pessoas sobre este transtorno. 
by Ericka Vanessa



O TANV foi identificado nos anos 60 por Jonhson & Myklebust, recebeu em 1970 de Byron Rourke a denominação atual, tendo reconhecimento lento devido à baixa incidência entre a população infantil, mas assim como o autismo, esse transtorno vem sendo mais estudado e identificado na atualidade, à medida em que os seus portadores passaram a frequentar as escolas regulares em maior número.
O Transtorno de aprendizagem não-verbal (TANV) é uma síndrome neurológica que consiste em déficits específicos, pois se trata de uma desordem neurológica profunda, crônica, causada por disfunções cerebrais, que provocam déficits significativos.
Ocorre um desenvolvimento normal ou precoce da fala e vocabulário, atenção aos detalhes, aprendizagem normal ou precoce da leitura e escrita, dificuldades em cálculos matemáticos, aritmética.
Além disso, estes indivíduos têm boa capacidade de se expressarem verbalmente e uma memória auditiva forte.
São apresentadas dificuldades no convívio social, interação com outro, principalmente apresentam dificuldade em conviver bem com crianças e pessoas da mesma faixa etária, onde se socializam melhor com pessoas acima de suas idades, muitos não olham nos olhos (semelhante ao autismo),resistência a aceitar o novo ou mudanças de rotinas, a compreensão da criança praticamente se restringe às atividades que se baseiam no domínio verbal, ainda que muitas vezes interprete erroneamente o que lhe é dito.
Como outro transtorno qualquer o TANV pode permitir nas crianças que obtenham ótimos recursos verbais e de memorização, dependendo demonstram-se grandes leitores e dominam um extenso vocabulário.
Normalmente apresentam dificuldade em organização viso-espacial, ou seja, não tem rápida percepção para as diferenças entre formas, tamanhos, quantidades e comprimentos e ainda apresentam dificuldade em calcular distâncias, dentre outras apresentam desabilidades psicomotoras sobretudo a motricidade fina e equilíbrio como dificuldade em atividades físicas e esportivas, andar de bicicleta, simples amarrar de cadarços (próprio do autismo),dificuldades em montar quebra cabeça, lego, labirintos, mapas, apresentam memória visual pobre e déficits na percepção sensorial visual, auditiva e tátil.
Para obtenção do diagnóstico é necessário, uma equipe interdisciplinar englobando os aspectos neurológicos, psicológicos, pedagógicos e fonoaudiológicos, quando necessário,  todos são feitos de forma multidisciplinar, uma vez que os diagnósticos são clínicos, sendo a avaliação extremamente importante para que as metas do processo de reabilitação sejam traçadas, sendo estas específicas, mensuráveis, tangíveis e realistas, quanto as severidades do quadro será determinada de acordo com a intensidade dos problemas, ou seja, graus dentro de um espectro de intensidade.

Formada em Pedagogia, Artes e Pós Graduada em Psicopedagogia Institucional CBO 239425.


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