Transtorno não Verbal- Conhecido como TANV
Você sabia que as características do TANV são
parecidas com o Transtorno do Espectro Autista, principalmente o Asperger.
Pesquisei sobre o tema e irei discorrer meu artigo
para elucidar as pessoas sobre este transtorno.
by Ericka Vanessa
O TANV foi identificado nos
anos 60 por Jonhson & Myklebust, recebeu em 1970 de Byron Rourke a
denominação atual, tendo reconhecimento lento devido à baixa incidência entre a
população infantil, mas assim como o autismo, esse transtorno vem sendo mais
estudado e identificado na atualidade, à medida em que os seus portadores
passaram a frequentar as escolas regulares em maior número.
O Transtorno de aprendizagem
não-verbal (TANV) é uma síndrome neurológica que consiste em déficits
específicos, pois se
trata de uma desordem neurológica profunda, crônica, causada por disfunções
cerebrais, que provocam déficits significativos.
Ocorre
um desenvolvimento normal ou precoce da fala e vocabulário, atenção aos
detalhes, aprendizagem normal ou precoce da leitura e escrita,
dificuldades em cálculos matemáticos, aritmética.
Além disso, estes indivíduos
têm boa capacidade de se expressarem verbalmente e uma memória auditiva forte.
São apresentadas dificuldades
no convívio social, interação com outro, principalmente apresentam dificuldade
em conviver bem com crianças e pessoas da mesma faixa etária, onde se
socializam melhor com pessoas acima de suas idades, muitos não olham nos olhos (semelhante
ao autismo),resistência a aceitar o novo ou mudanças de rotinas, a compreensão da criança praticamente
se restringe às atividades que se baseiam no domínio verbal, ainda que muitas
vezes interprete erroneamente o que lhe é dito.
Como outro transtorno qualquer
o TANV pode permitir nas crianças que obtenham ótimos recursos verbais e de memorização,
dependendo demonstram-se grandes leitores e dominam um extenso vocabulário.
Normalmente apresentam dificuldade
em organização viso-espacial, ou seja, não tem rápida percepção para as
diferenças entre formas, tamanhos, quantidades e comprimentos e ainda apresentam
dificuldade em calcular distâncias, dentre outras apresentam desabilidades
psicomotoras sobretudo a motricidade fina e equilíbrio como dificuldade em atividades
físicas e esportivas, andar de bicicleta, simples amarrar de cadarços (próprio
do autismo),dificuldades em montar quebra cabeça, lego, labirintos, mapas, apresentam
memória visual pobre e déficits na percepção sensorial visual, auditiva e tátil.
Para obtenção do diagnóstico
é necessário, uma equipe interdisciplinar englobando os aspectos neurológicos,
psicológicos, pedagógicos e fonoaudiológicos, quando necessário, todos são feitos de forma multidisciplinar,
uma vez que os diagnósticos são clínicos, sendo a avaliação extremamente
importante para que as metas do processo de reabilitação sejam traçadas, sendo
estas específicas, mensuráveis, tangíveis e realistas, quanto as severidades do
quadro será determinada de acordo com a intensidade dos problemas, ou seja,
graus dentro de um espectro de intensidade.
Formada em Pedagogia, Artes e Pós Graduada em Psicopedagogia Institucional CBO 239425.
Formada em Pedagogia, Artes e Pós Graduada em Psicopedagogia Institucional CBO 239425.
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