Métodos de Aprendizagem Montessori

 Ensino Fundamental I: como é a contribuição do método Montessori?

O ensino montessoriano se divide em seis pilares, que sustentam desde a preparação das aulas até o tratamento individual de cada aluno. São eles: autoeducação, educação como ciência, educação cósmica, ambiente preparado, criança equilibrada e adulto preparado.
Quando a própria Maria Montessori quis definir o que é o Método Montessori, assim falou: Se nós abandonássemos não apenas seu nome próprio, mas também o conceito comum de “método” para substitui-lo por uma outra denominação, se falássemos, por exemplo, de “ajuda oferecida à pessoa humana para conquistar sua independência”, ou de “meio que lhe oferecemos para libertar-se da opressão dos velhos preconceitos da educação”, então tudo ficaria claro! Porque é apessoa humana que conta e não o método de educação (A Formação do Homem, 2018,p.18).
Para esta nova fase do desenvolvimento, a doutora Montessori afirmou: Psicologicamente, há uma mudança decisiva na personalidade, e nós reconhecemos que a natureza concebeu esse período para a aquisição da cultura. (Para Educar o Potencial Humano, 2003, p. 11). Por isso, falou em “libertar da opressão”, opressão de um conhecimento limitado, bastante restrito ao poder intelectual presente na criança entre os 6-11 anos.
Na prática, a liberdade proposta por Montessori significa seguir as necessidades internas do aluno, atender suas demandas de conhecimento. Eliminar a rigidez de um currículo fechado, permitir que um assunto que despertou maior interesse nele possa ser explorado mais profundamente, dedicando mais tempo.
Essa nova fase da vida do aluno tem uma característica bastante forte: o discernimento entre o bem e o mal. Há uma preocupação com ajustiça. Surge a necessidade do estabelecimento de regras construídas pelo próprio grupo, para que a dinâmica diária no ambiente seja tranquila.
Nas classes agrupadas de fundamental I (6 a 11/12 anos), o aluno passa a frequentar um ambiente diferente do anterior. Sempre muito bem organizado, mobiliário adequado a sua noivas medidas, enriquecido com materiais também cientificamente elaborados, para facilitarem a aprendizagem, uma boa biblioteca de classe,e a introdução do uso do computador como mais uma ferramenta disponível para suas buscas intelectuais. A possibilidade de troca constante com seus pares permanece, trabalhos em equipe. A dinâmica natural no ambiente, baseada numa liberdade responsável, permite que cada um atinja seus objetivos sem pressões externas.
Importante ressaltar que a proposta educacional Montessori contempla, com tranquilidade as competências solicitadas pela Base Nacional Comum Curricular. Destacamos, aqui, algumas: exercitar a curiosidade intelectual, valorizar a diversidade de saberes e vivências,exercitar a empatia, aprender a argumentar com fundamentação,dentre outras. Esses objetivos sempre estiveram presentes na educação Montessori, desde sua criação e prática, no início do século XX.
Montessori no Fundamental I é uma proposta dinâmica, atenta à diversidade,respeitando necessidades e capacidades existentes em cada aluno. É uma classe onde a graça e a cortesia estão presentes, já que além do desenvolvimento intelectual, precisamos ajudar no aprimoramento moral do ser humano, para obtermos uma sociedade mais equilibrada.






Neste post vamos abordar sobre Escola Montessoriana: saiba o que é e como funciona


Entenda os princípios e características da escola montessoriana
Escola Montessoriana é a instituição de ensino que utiliza o método educacional criado pela educadora, pedagoga e médica italiana Maria Montessori. Formada no curso de medicina, ela trabalhou com crianças portadoras de necessidades especiais, e a partir dessa vivência desenvolveu o método montessoriano. Inicialmente aplicado nas escolas de educação infantil da Itália, a filosofia de ensino desenvolvida pela educadora se espalhou cada vez mais ao redor do mundo.
QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS DA EDUCAÇÃO MONTESSORIANA?
Uma das principais características da educação montessoriana é enxergar a criança como um indivíduo que precisa de estímulos para o seu desenvolvimento global. Dessa forma, o método Montessori acredita que o ato de educar vai além da simples transmissão de conteúdos, sendo um momento para o seu amadurecimento social, cognitivo, emocional, cultural, entre outros. Confira abaixo outros princípios montessorianos:
Educação é ciência: o processo educativo deve ser baseado no método científico para compreender a criança e o ambiente educacional.
Educação Cósmica: o termo cosmos significa ordem, Na educação montessoriana acredita-se que o educador deve organizar o modo de levar o conhecimento à criança.
Ambiente preparado: o local destinado à criança deve ser preparado para promover o seu desenvolvimento global. Para isso, é comum que as escolas e lares montessorianos tenham espaços que atendem as necessidades das crianças, com mobília do tamanho de cada faixa etária, o que permite aos pequenos terem livre acesso aos materiais e móveis.
COMO FUNCIONA A ESCOLA MONTESSORIANA?
A autoeducação é a principal característica da escola montessoriana. Nesse sentido, a criança é vista como personagem importante e com papel ativo no processo de aprendizagem. O aluno vai construindo o seu ritmo de aprendizagem e passa por diferentes estágios, que se tornam mais complexos conforme avança. Entende-se, portanto, que a aquisição dos conhecimentos, a aprendizagem em si, é um processo de dentro para fora, conforme o ritmo e interesse do aluno.
Na escola montessoriana o ambiente possui um papel fundamental no desenvolvimento infantil. Por isso, a estrutura da escola montessoriana conta com espaços que permitem a livre circulação e movimentação dos estudantes. Além disso, as salas de aula e demais ambientes possuem materiais ao alcance da criança, organizados conforme o grau de dificuldade.
- A escola montessoriana utiliza utensílios do cotidiano da criança para auxiliar em seu aprendizado
- As classes são compostas por estudantes de idades diferentes
- O professor tem um papel de mediador do aprendizado
- Os materiais utilizados são lúdicos, atraentes e de texturas, cores e formatos diferentes
- Os alunos têm a liberdade para trabalhar em um assunto ou material de seu interesse pelo tempo que ache necessário
- O currículo adotado pela escola montessoriana é multidisciplinar, trabalhando um assunto por meio de diferentes disciplinas.




Eu como Psicopedagoga e Neuropsicopedagoga Institucional, Clínica e Hospitalar venho explicar um pouquinhos sobre o conceito de "Quarto Montessoriano" para as crianças.
Quarto Montessoriano
Os quartos montessorianos são projetados considerando a ergonomia da criança, com móveis feitos para o seu tamanho e altura, de maneira que ela tenha facilidade para pegar os objetos. Os quartos montessorianos podem garantir uma primeira infância mais livre e estimulante.
O que parece ser apenas uma moda e tendência de decoração é, na verdade, um método bastante antigo e com embasamento pedagógico.
Basicamente, ele é um espaço projetado especialmente paracrianças, com tudo acessível para o seu tamanho. Com isso, a criança tem um quarto que é um cantinho verdadeiramente seu e que irá funcionar como seu espaço de aprendizagem.
O MÉTODO POR TRÁS DO QUARTO INFANTIL MONTESSORIANO
Não dá para falar sobre o quarto montessoriano sem, antes, entender o método montessori. Esse método foi criado pela médica e educadora Maria Montessori, uma italiana que dedicou seu trabalho para destacar a importância da liberdade e autonomia das crianças em seu processo de aprendizado e desenvolvimento, tanto físico quanto mental.
O método montessoriano vai muito além do quarto dos pequenos. Seu objetivo geral é estimular o crescimento da criançada, trabalhando suas habilidades sociais, psicológicas e físicas no dia a dia. Por isso, o método é visto em algumas escolas também.
Mas, afinal, como esse método de estímulo à autonomia dos pequenos funciona no quarto infantil? É bem simples: no quarto montessoriano, tudo é construído para deixar todos os elementos do quarto acessíveis para a criança desde cedo.
Nele, barreiras como o guarda-roupas muito alto ou brinquedos guardados longe do alcance das crianças não existem. Dessa forma, o quarto se torna o espaço da criança. Junto dele, um leque de aprendizados é aberto para serem vivenciados no dia a dia.
DICAS PARA QUEM QUER MONTAR UM QUARTO INFANTIL MONTESSORIANO
A escolha dos móveis, da decoração e os hábitos que você cria na rotina da criança, todos esses pontos fazem parte do combo quarto infantil montessoriano. Quer aprender como montar um? Olha só as nossas dicas:
1. CAMA BAIXINHA
No quarto montessoriano a cama alta não tem vez! As camas baixinhas ou minicamas deixam o colchão dos pequenos bem próximo ao chão e são perfeitas para as crianças que já saíram do berço. Esse móvel permitirá que seu filho suba e desça da cama sem qualquer dificuldade, e sem o perigo de quedas ou machucados – o que você com certeza quer evitar, não é mesmo?
A cama montessoriana ainda ganha destaque quando são decoradas, principalmente com a estrutura de uma casinha. Nesse formato, o móvel contribui para criar um ambiente lúdico dentro do quarto infantil e também vira o xodó das crianças!
2. AUTONOMIA E RESPONSABILIZAÇÃO DA CRIANÇA
Nas regras da casa, quando alguém faz bagunça, essa pessoa é a responsável por fazer a organização, certo? Com os pequenos isso não precisa ser diferente!
Como o foco principal do método é desenvolver a autonomia da criança, o quarto infantil montessoriano vai servir tanto para dar liberdade para a criança, quanto para trabalhar a disciplina e responsabilização.
Mas como é isso na prática? Vamos imaginar a criança brincando em seu quarto montessoriano. Quando ela quiser algum brinquedo específico para deixar a brincadeira ainda mais divertida, ela pode simplesmente pegá-lo da prateleira que está ao seu alcance. Quando a brincadeira terminar, é a criança que precisa colocar esses brinquedos de volta no lugar, entendeu?
Construir esse hábito de organização do quarto com as crianças desde cedo permitirá desenvolvê-la tanto psicologicamente e socialmente, quanto fisicamente. Afinal, o bebê que é instigado desde cedo a pegar brinquedos nas prateleiras e depois recolocá-los no lugar, desenvolverá entre tantas outras habilidades a sua coordenação motora.
3. TUDO AO ALCANCE DE CRIANÇAS
Para o quarto infantil montessoriano funcionar, ele precisa ser construído a partir da perspectiva da criança, Isso quer dizer que tanto a cama, quanto o guarda-roupas, as prateleiras, as gavetas – tudo! – precisa estar ao alcance das crianças. Afinal, o espaço é delas!
Portanto, é essencial garantir móveis que se adaptem ao crescimento do seu filho. Por exemplo, quando ele estiver ainda muito pequeno, a prateleira pode ser um nicho organizador que fica no chão mesmo. Mais tarde, quando a criança crescer, esse mesmo nicho pode ser preso à parede na altura dos olhos da criança.
Falando em paredes, algo muito importante para o quarto infantil montessoriano é a presença de espelhos! Esses objetos são bastante utilizados no método Montessori para que as crianças possam se reconhecer melhor. Para isso, garanta uma opção de acrílico que não quebre facilmente e fixe-o bem na parede para manter a segurança do pequeno.
4. DECORAÇÃO MINIMALISTA
Menos é mais! No quarto montessoriano, a decoração precisa ser minimalista, para que a criança possa explorar devidamente cada objeto e desenvolver a concentração. No método, ter bastante espaço para brincar é essencial! Por isso, abra mão de itens decorativos muito grandiosos e que na prática não adicionem tanta funcionalidade para a criança no espaço que é dela, beleza?
ATÉ QUE IDADE O QUARTO INFANTIL MONTESSORIANO É RECOMENDADO?
A verdade é que não existe uma idade limite para o quarto montessoriano. O mais recomendado, inclusive, é mantê-lo até que a criança solicite a mudança por móveis mais “adultos”. Isso pode acontecer por volta dos 7 ou 8 anos, ou até mesmo mais tarde, quando a criança entrar na pré-adolescência. Deixe que seu filho use de sua autonomia para te dizer quando está na hora de deixar o método montessoriano para trás.
O que muitas mamães se perguntam também é qual é a idade ideal para introduzir o quarto infantil montessoriano. Sobre isso, a resposta mais comum é iniciar o método quando o bebê tiver 6 meses de idade, quando já pode dormir sozinho no seu quarto. Nesse momento, você já pode escolher um berço montessoriano que possa ser transformado em mini cama também.
A maior contribuição do método montessori no desenvolvimento das crianças ocorre no período da primeira infância. Ou seja, até os 5 anos de idade. É nesse período que os maiores aprendizados acontecem e, por isso, a autonomia da criança nesses momentos terá um impacto impressionante na forma com que absorvem os novos conhecimentos.










































































































































































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