A comunicação entre as pessoas apenas é possível através linguagem, a aprendizagem e seu desenvolvimento é complexo mas inicia-se simplesmente com a exposição dos seres a linguagem do meio ambiente, como um bebê que aos três meses de idade já desenvolveu a aptidão de olhar para quem esta falando com ele.
O que são os transtornos do desenvolvimento da linguagem?
Os TDL’s também conhecido como disfasia é a dificuldade que uma criança ter em desenvolver a fala e a linguagem quando ela não tem qualquer limitação de audição, função cognitiva e não possui nenhum problema neurológico.
Quais os sintomas dos transtornos de desenvolvimento de linguagem?
O ser humano tem contato com nossa linguagem desde o segundo bimestre de gravidez quando seu ouvido já esta desenvolvido e ao nascer esse aprendizado evolui com a criança falando algumas palavras ao um ano de idade e reconhecendo seu nome .
Aos cinco anos de idade a criança já formou a base para se comunicar como: sintaxe, fonologia, semântica e pragmática e já possui habilidades como: vocabulário extenso, linguagem legível, capacidade de formar frases completas e contar historias bem estruturadas, é capaz de entender perguntas, compreendem os conceitos de espaço e tempo, capacidade de manter contato visual durante uma conversa e já associa o sons das letras aos seus símbolos escritos. Cada pessoa tem o seu tempo para aprendizagem mas quando aos 7 anos a criança apresenta alguma discrepância significativa nesse processo de aprendizagem é preciso verificar o motivo.
Abaixo segue um tabela* com o desenvolvimento normal da linguagem em cada fase da infância:
0 a 3 meses | Vocalizações pouco diferenciadas |
3 a 4 meses | Balbucio. Busca a origem do som |
5 a 6 meses | Responde vocalmente ao estímulo |
7 a 8 meses | Dissílabos sem significado |
9 a 10 meses | Pré-conversação com balbucio |
11 a 12 meses | Entende algumas palavras |
12 a 18 meses | Primeiras palavras. Aumenta a compreensão e a produção de palavras |
18 a 24 meses | Frases de dois elementos. Aos 18 meses conhece 20 palavras |
24 a 30 meses | Frases de três elementos. Conhece umas 200 palavras ao dois anos. Obedece a duas ordens. A metade da linguagem é inteligente |
30 a 36 meses | Frases de quatro elementos. Utiliza pronomes |
3 anos | A maior parte da linguagem é inteligível. Faz perguntas. Consegue cantar algumas músicas e compreende histórias |
5 anos | Sintaxe clara. Linguagem inteligível |
*Fonte: Livro Porque é tão difícil aprender – Autora: Anna Sans Fitó – Ed. Paulinas
Alguns sinais que indicam algum transtorno de linguagem:
- Atraso ou lentidão na fala;
- A compreensão da linguagem é alterada;
- Dificuldade de combinar palavras para formar frases;
- Alterações Fonológicas (troca de sons na fala)
- Não consegue formar frases tem grande dificuldade com verbos e preposições (alteração morfossintática);
- Fala ininteligível, ninguém consegue entender a fala da criança
- Dificuldade de contar uma história;
- Grande dificuldade de aprender a falar e a escrever
Quais tipos de transtorno de linguagem?
Os tipos de transtorno que afetam a fala e a linguagem e podem ser divididos em 04 tipos:
- Transtorno específico da articulação da fala: Quando o utilização do fonemas pela criança não corresponde a sua idade mas o nível aptidão linguística é normal. Ex: Dislalia, Lalação, Disritmias e Gagueira
- Transtorno expressivo de linguagem: A criança não consegue se expressar de acordo com sua idade, mas compreende normalmente. As vezes pode apresentar também problema no aparelho bucofonador( língua, lábios, etc) Ex: Disfasia ou Afasia de desenvolvimento do tipo expressivo
- Transtorno receptivo da linguagem: Nesse caso a criança não consegue ter um entendimento da linguagem que deveria ter de acordo com sua idade e a linguagem expressiva fica prejudicada também por ela precisar compreender antes de expressar-se. Ex: Agnosia auditiva congênita, Surdez verbal
- Afasia adquirida com epilepsia (Síndrome de Landau-Kleffner): Acontece entre os 3 e 7 anos de idade, a criança já havia desenvolvido a linguagem mas por causa de convulsões epilépticas as habilidades de linguagem são perdidas em questão de dias ou semanas.
Quais são as causas de TDLs?
A ciência ainda não aponta uma causa especifica mas detectou que os transtornos de linguagem acontecem devido a um mal funcionamento de uma parte do cérebro que processa a linguagem. Existem grandes evidências de influência genética, de problemas relatados na família do paciente atual. Essas falhas do cérebro não são possíveis detectar através de exames clínicos como a tomografia computadorizada ou ressonância magnética, o diagnóstico é feito de forma clínica com o psicopedagogo.
Qual o tratamento para TDLs?
Existem uma grande variação dos TDL’s cada criança apresenta uma dificuldade especifica na linguagem por isso o tratamento é individual uma reeducação com o psicopedagogo mas a família e principalmente a escola devem se adaptar as necessidades dessa criança pois a linguagem esta presente em todos os tipos de aprendizado. É importante considerar que a criança afetada por esses transtornos consequentemente tem problemas sociais e sua autoestima costuma ser baixa o que pode levar a quadros de depressão por ela se sentir excluída dos grupos que conhece.
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