quarta-feira, 25 de maio de 2016

Saiba o que é Transtorno do desenvolvimento da linguagem (TDLs)

A comunicação entre as pessoas apenas é possível através linguagem, a aprendizagem e seu desenvolvimento é complexo mas inicia-se simplesmente com a exposição dos seres a linguagem do meio ambiente, como um bebê que aos três meses de idade já desenvolveu a aptidão de olhar para quem esta falando com ele.
O que são os transtornos do desenvolvimento da linguagem?  
Os TDL’s também conhecido como disfasia é a dificuldade que uma criança ter em desenvolver a fala e a linguagem quando ela não tem qualquer limitação de audição, função cognitiva e não possui nenhum problema neurológico.
 Quais os sintomas dos transtornos de desenvolvimento de linguagem?
O ser humano tem contato com nossa linguagem desde o segundo bimestre de gravidez quando seu ouvido já esta desenvolvido e ao nascer esse aprendizado evolui com a criança falando algumas palavras ao um ano de idade e reconhecendo seu nome .
Aos cinco anos de idade a criança já formou a base para se comunicar como: sintaxe, fonologia, semântica e pragmática e já possui habilidades como: vocabulário extenso, linguagem legível, capacidade de formar frases completas e contar historias bem estruturadas, é capaz de entender perguntas, compreendem os conceitos de espaço e tempo, capacidade de manter contato visual durante uma conversa e já associa o sons das letras aos seus símbolos escritos. Cada pessoa tem o seu tempo para aprendizagem mas quando aos 7 anos a criança apresenta alguma discrepância significativa nesse processo de aprendizagem é preciso verificar o motivo.
Abaixo segue um tabela* com o desenvolvimento normal da linguagem em cada fase da infância: 
0 a 3 mesesVocalizações pouco diferenciadas
3 a 4 mesesBalbucio. Busca a origem do som
5 a 6 mesesResponde vocalmente ao estímulo
7 a 8 mesesDissílabos sem significado
9 a 10 mesesPré-conversação com balbucio
11 a 12 mesesEntende algumas palavras
12 a 18 mesesPrimeiras palavras. Aumenta a compreensão e a produção de palavras
18 a 24 mesesFrases de dois elementos. Aos 18 meses conhece 20 palavras
24 a 30 mesesFrases de três elementos. Conhece umas 200 palavras ao dois anos. Obedece a duas ordens. A metade da linguagem é inteligente
30 a 36 mesesFrases de quatro elementos. Utiliza pronomes
3 anosA maior parte da linguagem é inteligível. Faz perguntas. Consegue cantar algumas músicas e compreende histórias
5 anosSintaxe clara. Linguagem inteligível
*Fonte: Livro Porque é tão difícil aprender – Autora: Anna Sans Fitó – Ed. Paulinas
 Alguns sinais que indicam algum transtorno de linguagem:
  • Atraso ou lentidão na fala;
  • A compreensão da linguagem é alterada;
  • Dificuldade de combinar palavras para formar frases;
  • Alterações Fonológicas (troca de sons na fala)
  • Não consegue formar frases tem grande dificuldade com verbos e preposições (alteração morfossintática);
  • Fala ininteligível, ninguém consegue entender a fala da criança
  • Dificuldade de contar uma história;
  • Grande dificuldade de aprender a falar e a escrever
 Quais tipos de transtorno de linguagem?
Os tipos de transtorno que afetam a fala e a linguagem e podem ser divididos em 04 tipos:
  • Transtorno específico da articulação da fala: Quando o utilização do fonemas pela criança não corresponde a sua idade mas o nível aptidão linguística é normal. Ex: Dislalia, Lalação, Disritmias e Gagueira
  • Transtorno expressivo de linguagem: A criança não consegue se expressar de acordo com sua idade, mas compreende normalmente. As vezes pode apresentar também problema no aparelho bucofonador( língua, lábios, etc) Ex: Disfasia ou Afasia de desenvolvimento do tipo expressivo
  • Transtorno receptivo da linguagem: Nesse caso a criança não consegue ter um entendimento da linguagem que deveria ter de acordo com sua idade e a linguagem expressiva fica prejudicada também por ela precisar compreender antes de expressar-se. Ex: Agnosia auditiva congênita, Surdez verbal
  • Afasia adquirida com epilepsia (Síndrome de Landau-Kleffner): Acontece entre os 3 e 7 anos de idade, a criança já havia desenvolvido a linguagem mas por causa de convulsões epilépticas as habilidades de linguagem são perdidas em questão de dias ou semanas.
 Quais são as causas de TDLs?
A ciência ainda não aponta uma causa especifica mas detectou que os transtornos de linguagem acontecem devido a um mal funcionamento de uma parte do cérebro que processa a linguagem. Existem grandes evidências de influência genética, de problemas relatados na família do paciente atual. Essas falhas do cérebro não são possíveis detectar através de exames clínicos como a tomografia computadorizada ou ressonância magnética, o diagnóstico é feito de forma clínica com o psicopedagogo.
Qual o tratamento para TDLs?
Existem uma grande variação dos TDL’s cada criança apresenta uma dificuldade especifica na linguagem por isso o tratamento é individual uma reeducação com o psicopedagogo mas a família e principalmente a escola devem se adaptar as necessidades dessa criança pois a linguagem esta presente em todos os tipos de aprendizado. É importante considerar que a criança afetada por esses transtornos consequentemente tem problemas sociais e sua autoestima costuma ser baixa o que pode levar a quadros de depressão por ela se sentir excluída dos grupos que conhece.

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