sábado, 17 de junho de 2023

Ensino Montessoriano

 Bora saber um pouquinho sobre o método de ensino montessoriano?

Idealizado em 1907, pela médica italiana Maria Montessori, o método montessoriano consiste na promoção da autonomia e da liberdade individual, sempre respeitando os limites do desenvolvimento natural das habilidades físicas, sociais e psicológicas da criança.
Seu objetivo é ajudar o desenvolvimento da vida da criança, de forma integral e profunda. A pedagogia montessoriana é fundamentada na observação, e por isso dá suporte ao desenvolvimento infantil de forma especialmente eficaz.
Na educação montessoriana a criança é estimulada a ser a protagonista da construção do seu conhecimento. Desta maneira, o ambiente, móveis e objetos das escolas que seguem o método são adaptados para que os pequeninos os manuseiem e se locomovam sem precisar dos adultos, o que estimula a autonomia e o desenvolvimento.
Os seis Pilares Educacionais
  • 1 – Autoeducação.
  • 2 – Educação como ciência.
  • 3 – Educação Cósmica.
  • 4 – Ambiente Preparado.
  • 5 – Adulto Preparado.
  • 6 – Criança Equilibrada.
O material didádico montessoriano é dividido em 5 categorias:
  • Material Sensorial.
  • Exercícios de Vida Prática.
  • Material de Linguagem.
  • Material de Matemática.
  • Material de Conhecimento do Mundo “Cósmico” (História, Geografia, Biologia, Física, Filosofia e educação para a Paz).
Na alfabetização Montessoriana, a criança deve fixar o som fonético das letras, antes da ordem alfabética. Consoantes: Após o domínio das vogais, são apresentadas três consoantes, sempre acompanhadas das vogais para que o primeiro contato seja através do som.
As atividades de vida prática visam auxiliar o desenvolvimento do controle motor e das habilidades necessárias para o dia-a-dia. Os principais objetivos desta área, segundo McNichols, são o “cuidar do ambiente”, o “cuidar de si mesmo”, “habilidades úteis para a vida” e “graça e cortesia”
A alfabetização no método Montessori para criança de 3 a 6 anos. Como sempre abordamos por aqui, um dos pontos essenciais do método Montessori é colocar a criança como condutora do seu processo de aprendizagem, respeitando sua autonomia de acordo com sua vontade e interesse.
Qual foi a contribuição de Montessori para a educação?
Estudou pedagogia e ocupou-se a fundar uma casa das crianças (Casa dei Bambini) onde estas podiam aprender a conhecer o mundo e a desenvolver sua aptidão para organizar a própria existência. Seu conceito baseou-se na perspectiva de que as crianças necessitam de um ambiente apropriado onde possam viver e aprender.
São exemplos de materiais didáticos?
livros, álbum seriado, jornais, revistas, folders, cartazes, textos, mapas; desenhos, gravuras, gráficos, maquetes, ilustrações, histórias em quadrinhos; computadores, datashow, filmes, retroprojetor, slides, quadro, mural, modelos.
Como montar uma sala de aula montessoriana?
O espaço educativo no método Montessori é organizado de forma que não há um centro focal na sala. A sala de aula deve abrigar espaços para atividades individuais e grupais. Além disso, deve estimular o aprendizado que acontece quando as crianças são as próprias administradoras do meio.
Como é a avaliação no método Montessori?
Sobre o método Montessori

Baseia-se na observação de que as crianças aprendem melhor pela experiência direta de procura e descobertas. E para que esse processo acontecesse de forma mais rica possível, desenvolveu materiais didáticos para o ensino- aprendizagem, tornando um dos aspectos mais conhecidos do seu trabalho.
Hoje, há alguma coisa entre 70 e 120 escolas montessorianas no Brasil, mas nós não temos certeza de quantas são, onde ficam, como aplicam Montessori e quais faixas etárias são atendidas.
No Ensino Fundamental consideram-se três metros quadrados por aluno e um orientador a cada quinze alunos. Uma sala com 180m² e quatro orientadores funciona tão bem quanto a de sessenta metros com dois orientadores.




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