sábado, 17 de junho de 2023

Métodos de Ensino

 

Métodos de ensino mais utilizados no Brasil

GIOVANNA CORNELIO
Fonte: Melhor escola
Os métodos de ensino são importantes não apenas para construção do saber. Eles também refletem os valores de uma instituição. Ao longo do tempo, descobrimos que o conhecimento pode ser transmitido de diferentes maneiras. Assim como a humanidade passou por transformações, os métodos de ensino também mudaram. Se há algumas décadas, acreditava-se que a único modelo de aprendizagem eficaz era aquele centrado na figura do professor, hoje sabemos que existem diversas formas de aprender.
MAS AFINAL, QUE É UM MÉTODO DE ENSINO?
Chamamos de método de ensino e de aprendizagem a maneira como o conteúdo será transmitido por professores para crianças na escola. Portanto, ao elaborar seu Projeto Político Pedagógico (PPP), todas as escolas têm autonomia para escolher, dentre os diversos métodos de ensino, o mais adequado para refletir os valores defendidos pela instituição.
Se por um lado a escola tem liberdade para escolher o modelo de aprendizagem, por outro ela ainda deve cumprir com a proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Além do conteúdo programático, o método de ensino também é responsável por determinar os tipos de avaliação da aprendizagem dos alunos em cada ano escolar.
Apesar do método tradicional ser o mais conhecido, diferentes novas abordagens têm sido adotadas no Brasil. Suas diferenças podem ser notadas principalmente no papel ocupado por aluno e professor dentro do processo de aprendizagem. Se você ainda tem dúvidas ou quer saber mais sobre a eficácia deles, confira abaixo a lista que preparamos.
TRADICIONAL
Dentre todos os métodos de ensino, a abordagem tradicional, como o próprio nome sugere, é a mais convencional dentre todas e integra a prática educacional formal. O modelo predominante no país tem como princípio uma relação vertical de exposição de conhecimentos e cobrança de resultados. Desse modo, o professor ocupa uma posição central, como o detentor do conhecimento, e o transfere as informações para a criança. A absorção desse conhecimento ocorre de maneira passiva.
Nesse método, existe uma ênfase nos exercícios, repetição de conceitos ou fórmulas e na memorização, visando disciplinar a mente e criar hábitos. As aulas são sempre expositivas e o desempenho é analisado por meio de provas. Os alunos que não conseguirem atingir as metas propostas, dentro do tempo estabelecido, ou cujos resultados forem insatisfatórios, são reprovados.
As escola que utilizam o método tradicional se organizam por séries e o número de alunos em cada sala varia. Acredita-se que os esforços da criança e seu comprometimento com o conteúdo são determinantes para o alcance de bons resultados em provas e vestibulares.
MÉTODO DE ENSINO CONSTRUTIVISTA
Ao contrário do modelo tradicional, o método construtivista coloca o aluno como protagonista do seu próprio processo de aprendizagem. A educação não é vista como uma simples transmissão de conhecimento, mas sim como uma construção de aprendizagem base na experiência do aluno. Assumindo a posição de um sujeito ativo, a criança é estimulada a buscar por seus próprios interesses, levantar questionamento e buscar soluções para os problemas dentro do seu próprio tempo, de acordo com a sua realidade
Esse método tem como base os trabalhos do biólogo suíço Jean Piaget (1896-1980) e propõe um currículo bastante flexível. A escola construtivista possui uma abordagem filosófica e científica. Como filosofia, dois conceitos se destacam como formas de conceber o conhecimento: racionalismo e empirismo. O racionalismo concentra o conhecimento no sujeito em seu interior. Enquanto o empirismo possui o conceito de conhecimento a partir dos sentidos e objetos, ou seja, do contato do sujeito com o mundo. Já em sua abordagem científica, o construtivismo busca entender a gênese do conhecimento, isto é, como o conhecimento é construído.
EM TERRITÓRIO NACIONAL
O método chegou no Brasil por volta da década de 1980 e defende a organização da escola em ciclos ao invés de séries. Além disso, uma sala de aula construtivista conta com poucos alunos, para que haja o acompanhamento da evolução do aprendizado e a intervenção do professor sempre que se faça necessário. O papel do professor é propor e incentivar o desenvolvimento das atividades, e não impô-las. Nesse sentido, os alunos são incentivados a participar constantemente das discussões, seja para expor opiniões ou tirar dúvidas.
Outra característica marcante da escola construtivista é a ênfase dada ao erro, considerado um elemento importante para o crescimento e construção da aprendizagem. O aluno aprende a aprender, por isso o trabalho em grupo também é bastante valorizado.
A BNCC prevê que o aluno deve concluir os anos de ensino sendo capazes de aplicar o conhecimento adquirido na prática. Essa é exatamente a proposta do método, por isso ele vem substituindo cada vez mais o método tradicional. Contudo, sua aplicação integral ainda recebe muitas críticas, uma vez que o contexto da educação brasileira não permite a adoção do modelo em todas as escolas. A desigualdade social não permite que todas as escolas tenham condições estruturais para colocar uma quantidade reduzida de alunos por sala e nem alterar a forma de trabalho dos professores.
Apesar do modelo sugerir a abolição dos métodos avaliativos, no Brasil as escolas também aplicam provas e podem ocorrer reprovação de alunos.
MÉTODO MONTESSORIANO
O modelo montessoriano foi criado pela médica italiana Maria Montessori (1870 – 1952), e possui como maior princípio o respeito e compreensão da individualidade da criança. O ambiente montessoriano é organizado de maneira que estimule a autonomia e independência da criança durante o processo de aprendizado. Nesse contexto, os professores se tornam facilitadores do conhecimento, assumindo um papel de guia do processo ao tirar dúvidas e ajudar os alunos a superar dificuldades.
Cada indivíduo se desenvolve em seu tempo e de maneira independente, seguindo seu próprio ritmo de desenvolvimento neurológico e social. Desse modo, as classes são mistas em relação à faixa etária e podem ser organizadas por série ou ciclos, tendo como parâmetro módulos obrigatórios a serem cumpridos. Essa organização que uma criança ensine a outra, permitindo a troca de experiências.
O MÉTODO MONTESSORIANO POSSUI 6 PILARES:
1- Autoeducação: o aluno deve aprender sozinho, sem grande interferência de adultos.
2- Educação cósmica: tudo está interligado. Áreas separadas se tornam abstratas, por isso, todo o conteúdo possui um vínculo.
3- Educação como ciência: a análise e compreensão do comportamento das crianças.
4- Ambiente preparado: o ambiente é propício para que as crianças tenham liberdade e autonomia. Além de objetos na altura do alcance das crianças, o espaço de aula também é minimalista, contendo apenas o necessário para o desenvolvimento das atividades.
5- Adulto preparado: o papel do adulto é observar as crianças e intervir somente quando necessário. A maior regra desse passo é nunca fazer pela criança aquilo que ela pode fazer sozinha.
6- Criança equilibrada: quando a criança se encontra concentrada, isso significa que ela está em equilíbrio. É importante que não haja a interrupção de um adulto neste momento.
PEDAGOGIA WALDORF
O método Waldorf foi criada pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner (1861 – 1925) e foi aplicado pela primeira vez em uma escola para filhos de operários alemães de uma fábrica de cigarros chamada Waldorf-Astoria.
Segundo a visão antropológica do método, os princípios gerais do desenvolvimento dos seres humanos ocorrem em etapas de sete anos, os denominados setênios. Cada setênio apresenta momentos claramente diferenciáveis, nos quais a criança demonstra diferentes interesses, levanta questionamentos e possui necessidades concretas.
Durante o primeiro setênio (de zero a sete anos) a criança se desenvolve fisicamente e esse período é bastante importante para determinar se ela terá uma maior ou menor capacidade de atuar com liberdade ao longo de sua vida adulta. O desenvolvimento do corpo é fundamental à educação, pois é por meio dele que o indivíduo cumpre sua missão. A educação visa proporcionar um corpo são para uma mente sã.
Sua estrutura se baseia em 3 colunas principais: pensar, querer e agir. Essa abordagem busca o desenvolvimento do ser como um todo, não apenas intelectualmente, e tem como objetivo criar indivíduos livres mas plenamente responsáveis. Sendo assim, todas as atividades desenvolvidas na escola visam estimular sempre a autonomia e a independência
Além de fortalecer o aspecto emocional de cada criança, o método de ensino também valoriza a imaginação, os sentidos e a criatividade. integração do humano com a natureza. Por meio de trabalhos manuais, artísticos e colaborativos, o alunos tem uma relação intensa com a natureza.
AVALIAÇÃO
Na abordagem Waldorf, o professor atua como um facilitador do conhecimento e acompanha a turma de alunos desde a fase inicial até completarem 14 anos de idade. No primeiro setênio, as crianças aprendem por meio de jogos e brincadeiras. Portanto, o processo de alfabetização inicia-se a partir dos 7 anos.
Além das disciplinas obrigatórias do currículo nacional, os alunos também têm aulas de música, teatro, dança, artesanato e idiomas. A avaliação é feita de modo a englobar mais do apenas o conteúdo programático, compreendendo também habilidades sociais, virtudes, interesses e força de vontade.
DIFERENTES MÉTODOS DE ENSINO: A EDUCAÇÃO QUE TRANSFORMA E SE TRANSFORMA
Como vimos, existem difrentes métodos de ensino disponíveis. Em outras palavras, isso quer dizer que existem diversos caminhos e possibilidades para o desenvolvimento da educação das crianças. Reunimos aqui apenas alguns dos métodos de ensino utilizados pelas escolas e mesmo com abordagens diferentes, todos tem apenas um objetivo: promover uma formação de qualidade ao indivíduo.
A abordagem montessoriana se baseia na observação e compreensão da verdadeira natureza do indivíduo por meio de experiências sensoriais que serão úteis para a vida. Cozinhar, cuidar da natureza, compreender a importância do respeito ao próximo, organizar o ambiente da escola, aprender a se vestir e cuidar dos mais novos são algumas das habilidade trabalhadas pela escola montessoriana.
No que se refere à avaliação, ela pode ser feita por meio de registros do professor, monografia ou provas.
Pode ser uma imagem de criança e trampolim

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