terça-feira, 10 de maio de 2016

Professor Takinha

Homenagem aos professores de capoeira como Takinha

by Ericka Vanessa



Ao assistir um programa na televisão Esporte Espetacular me emocionei ao ver
Professor Takinha - abadá capoeira, me emocionei demais em ver o seu carinho com crianças com deficiência física serem motivadas pelo simples toque de um pandeiro.
Li muito sobre o professor e já me era sabido a importância do esporte na vida de pessoas com necessidades especiais, mas a capoeira me surpreender de tal forma, foi algo surreal, me arrepie. Então decidi pesquisar e assim ajudar com meu relato á pessoas que como eu desconhecia a importância do esporte na vida dessas pessoas.
Que esporte é essencial à saúde isso sabemos, o que deveria ter maior divulgação é o esporte na vida de crianças e adultos com necessidades especiais.
Sabemos que esporte melhora a condição cardiovascular dos praticantes, aprimora a força, a agilidade, a coordenação motora, o equilíbrio e o repertório motor.
No aspecto social, o esporte proporciona a oportunidade de sociabilização entre pessoas com e sem deficiências, além de torná-los mais independente no seu dia a dia. Isso sem levar em conta a percepção que a sociedade passa a ter das pessoas com deficiência, acreditando nas suas inúmeras potencialidades.
No aspecto psicológico, o esporte melhora a autoconfiança e a autoestima, tornando-as mais otimistas e seguras para alcançarem seus objetivos.
Relato:“O esporte é muito importante para o sentimento de que tudo é possível dentro das minhas limitações e adaptações para execução daquilo que desejo fazer ou praticar”, explica Ademir Cruz de Almeida, presidente da ABDF (Associação Brasileira de Desportos para Deficientes Físicos) e da WAFF Site externo (World Amputee Football Federation).
Os especialistas recomendam a prática do esporte de uma maneira equilibrada, respeitando as capacidades e as habilidades motoras de cada criança.
Pessoas com necessidades especiais demonstram uma melhora significativa com o esporte, devemos incentivar e iniciar nossas crianças com necessidades especiais a esportes como equitação, natação, dentre outros capoeira, talvez você nunca deva ter imaginado uma criança com paralisia cerebral utilizar a capoeira, deve pensar como seria possível?
Pois saiba isso é extremamente possível, há uma grande motivação na coordenação motora das pessoas e com carinho, respeito, dedicação e amor tudo é possível.
Separei alguns relatos verídicos de professores de capoeira para elucidar o assunto.
A capoeira é famosa por sua ginga, acompanhada de movimentos acrobáticos e coreografados de quem está participando da roda.
Por isso mesmo pode parecer surpreendente saber que um grupo de crianças e jovens com dificuldades motoras praticam o esporte no Centro Integrado de Reabilitação (CEIR), espaço voltado para a recuperação de pessoas com deficiência física ou motora em Teresina (PI). 
O professor Childerico Robson, responsável pela atividade, garante: 
- Não tem moleza não, aqui é capoeira como em qualquer lugar do mundo.
As aulas de capoeira são praticadas desde a inauguração do espaço, há cinco anos, todas as sextas-feiras. O esporte é utilizado como ferramenta de reabilitação para os deficientes, melhorando a coordenação motora, a força e o equilíbrio.
Mas o principal efeito, como conta o instrutor Childerico Robson, é psicológico.
A capoeira inclusiva é feita com pessoas cegas, surdas, com hidrocefalia, paralisia cerebral, déficit de aprendizagem e com idosos. “Queremos quebrar preconceitos, enfrentar as barreiras que essas pessoas encontram. Estimular uma cultura de paz. Esse projeto já foi levado para universidades, foi motivo de cursos, fóruns e palestras”. A capoeira estimula as crianças a vencerem seus próprios limites. Eraldo diz que, por onde anda, forma multiplicadores para que trabalhem a inclusão dentro das escolas. 
O esporte é utilizado como ferramenta de reabilitação para os deficientes, melhorando a coordenação motora, a força e o equilíbrio.
A todos que fazem a diferença na educação, desenvolvimento e na vida dessas crianças eu agradeço imensamente.
Professor Takinha seu trabalho é emocionante, que tenha seu merecimento reconhecido e que continue fazendo a diferença na vida dessas crianças sempre, eu que apenas assisti a linda reportagem fiquei extremamente emocionada. Obrigado por um simples toque de um berimbau ou de um pandeiro levar movimento e alegria a uma criança com paralisia cerebral.

Deus o abençoe muito e sempre, eu como simples admiradora de seu trabalho me curvo a sua simplicidade, obrigado.

Formada em Pedagogia, Artes e Pós Graduada em Psicopedagogia Institucional 
CBO 239425.












Nenhum comentário:

Postar um comentário