TRANSTORNO DE APRENDIZADO NÃO-VERBAL (TANV)
Transtorno de aprendizagem não-verbal (TANV) é uma síndrome neurológica que consiste em déficits específicos. Ocorre um desenvolvimento normal ou precoce da fala e vocabulário, atenção aos detalhes, aprendizagem normal ou precoce da leitura e escrita. Além disso, estes indivíduos têm boa capacidade de se expressarem verbalmente e uma memória auditiva forte.
Crianças com TANV apresentam quatro grandes categorias de déficits: • MOTRICIDADE: falta de coordenação, problemas de equilíbrio e dificuldades nas habilidades grafomotoras, ou seja, na coordenação motora da escrita. • HABILIDADES VISUOESPACIAIS: habilidades visuoperceptivas e espaciais deficitárias, por exemplo, dificuldade em lidar com quebra-cabeças, labirintos, mapas, em copiar figuras mais elaboradas e montar objetos. Também apresentam memória visual pobre. • SOCIAL: Dificuldade em compreender a comunicação não verbal, dificuldade de adaptação às transições e situações novas, déficits no julgamento e interação social. • SENSORIAL: déficits na percepção sensorial visual, auditiva e tátil. A matemática é uma área em que crianças com TANV apresentam mais dificuldade. |
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Figura Complexa de Rey - imagem original
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Cópia feita por uma criança com Transrotno Não-Verbal do Aprendizado.
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