quinta-feira, 24 de março de 2016

Maria Montessori

O que fazer quando o bebê fica jogando as coisas no chão de propósito? – Maria Montessori

Deram a uma menininha de 6 meses um chocalho com um sininho. Depois de alguns minutos a menina deixou o chocalho cair. Pegaram o chocalho e entregaram a ela. E isso se repetiu várias vezes.
Uma das vezes, ao invés de abrir a mão inteira, começou a afastar primeiro um dedo, depois outro e mais outro, finalmente o último dedinho se abriu e o chocalho caiu no chão. Refez o movimento continuando a olhar seus dedinhos. O que a interessava não era, evidentemente, o chocalho, mas a brincadeira, a “função” dos dedos.
A mãe, esperta, limitava-se a pegar com toda paciência o chocalho e devolver à filha. Desta maneira, participava do desenvolvimento de sua criança.
Se aquela menina não tivesse sido observada por adultos preparados, talvez tivessem guardado o chocalho pois se via, claramente, que o atirava ao chão de propósito.
Assim teria sido reprimido um jeito puro e natural de desenvolver a inteligência da menina. Ao invés de gozar aqueles momentos, a garotinha talvez tivesse explodido em prantos; naquele choro aparentemente sem motivo e para o qual não damos importância e que, desde o nascimento, estende um véu de incompreensão entre nós e a alma infantil.”
(Do livro “Em Família” de Maria Montessori)

(Fonte da Imagem: www.lellilu.com)
Até a próxima!
Isa Minatel

Nenhum comentário:

Postar um comentário