terça-feira, 15 de março de 2016

Aplicativo para Auxiliar na Alfabetização dos Autistas

ENTENDENDO O AUTISMO – UM VÍDEO DIDÁTICO E SENSÍVEL


Esta é uma animação que explica de uma forma bem didática como uma criança com Autismo se sente.
É um vídeo curto, que nos dá uma visão geral sobre o assunto, mas bem sensível e importante para nos conscientizar a respeito.
É assim que iniciamos as postagens desta semana “Mundial da Conscientização do Autismo”. O dia oficial é em 02 de abril e até lá, vamos falando sobre o tema por aqui.
Assista à animação:


bs: Ao iniciar o vídeo, clique na opção “Legendas/CC” na parte inferior à direita para ativar as legendas em Português.
Para saber mais sobre o Autismo, acesse os links abaixo:

APLICATIVO GRATUITO AUXILIA ALFABETIZAÇÃO DE AUTISTAS


Iniciamos 2016 com uma ótima dica de recurso para auxiliar na alfabetização de pessoas com autismo.
O Aplicativo ABC Autismo é gratuito e já registra mais de 40 mil downloads. Foi desenvolvido por pesquisadores do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e adota as premissas do programa “Tratamento e Educação para Autistas e Crianças com Déficits relacionados com a Comunicação (Teacch), de 1964, criado pela Universidade da Carolina do Norte (EUA).
A estrutura do aplicativo, segundo Mônica Ximenes, coordenadora do projeto, é baseada em quatro níveis de dificuldade, assim como o programa Teacch.
3 ABC AUTISMO
Imagem: play.google.com
Além disso, o ABC Autismo traz maior independência para o usuário durante o processo de aprendizado, porque “quando a criança olha para a tarefa, a própria atividade já indica o que precisa ser feito”, afirma Mônica. Isso garante mais autonomia e ajuda a evitar distrações.
Este aplicativo já foi testado na Associação de Amigos Autistas de Alagoas e teve grande aceitação pelos jovens que utilizaram. Agora a validação científica será feita com a tese de mestrado de um participante do projeto, segundo a coordenadora.
2 ABC AUTISMO
Imagem: play.google.com
O Aplicativo ABC Autismo está disponível na Google Play Store de forma gratuita para download.


Nenhum comentário:

Postar um comentário