domingo, 5 de abril de 2020

Dicas simples para vivenciar esses dias de Isolamento Social como nossas crianças mais que especiais

by Ericka Vanessa 

Como Psicopedagoga venho por meio deste post contribuir com um pouquinho de meus conhecimentos para auxiliar você que precisa neste momento de Pandemia com as nossas crianças especiais, em casa.
A você que cuida, mãe, pai ou responsável faça o possível para não falar na frente das crianças sobre o Covid-19, e demais assuntos degradantes do momento, caso não tenha como, tente abordar o vírus de forma lúdica.
Utilize sempre a verdade para com as crianças, mas de forma singela, sempre com muito amor e muita discrição.
Quem sabe explicar que é um bichinho muito pequenino que entra no nosso corpo e deixa a gente doente e devido a isso devemos nos cuidar.
Porque relatei isso pois neste momento não podemos subestimar a inteligência de nossos pequeninhos, devemos evitar que colocam coisas na boca, pois não sabemos pode ser uma forma de contaminação, se possível limpe bem antes do uso todos os brinquedos com álcool gel.
Não obrige as crianças a usar máscara ou luva, a higiene é a melhor solução.
Tentar manter sempre a calma, evite o pânico, incentive os cuidados básicos sempre, invista na higienização, talvez possa ajudar de forma lúdica, cantando músicas infantis já que temos várias canções, até o Personagem Cascão faz parte do alerta sobre a importância da higiene durante pandemia.
Não quebre a rotina diária das crianças, crie um calendário diário, faça o possível para manter a rotina das crianças, as quais já exerciam, os horários de aula, podem estudar em casa.
Tentem aproveitar esse Isolamento Social em família, se possível for com atividades com todos juntos, assim podem participar e interagir juntos.
Invente brincadeiras, crie novas diversões,o ato de
brincar alívia angústias.
Não permita que nossa crianças passem muito tempo na internet, dependo do grau de inteligência elas podem visualizar ou ler textos e matérias inadequadas, vistorie e controle sempre.
Uma dica pode ser brinquedos educativos montar um quebra-cabeças, montar lego, desmonte o lego e recrie novamente, incentivar a leitura, musicoterapia.
Outra dica para trabalhar a musicoterapia, já realizei vários trabalhos desta forma lúdica, coloque uma música que fale de figuras, animais, e se possível, no computador ou notebook use o Aplicativo do Office,o Paint Brush e peça a criança para desenhar o que ela ouve na música.
Crie desenhos no Paint, de acordo com a idade, por exemplo, vamos desenhar os Animais Vertebrados ou Invertebrados, Os Mamíferos, Os animais que nadam, Os Pássaros, enfim, crie, recrie e ocupe o tempo dos nossos amores.
Não eixe que passem muito tempo assitindo desenhos, interaja outras recreações.
Respire fundo nos momentos dificeis e busque forças em você mesma, neste momento não devemos esoerar muito de ninguém.
Vamos vencer!
Um beijo no seu coração!
Espero ter contrubuído com algo prá vc !





Nenhum comentário:

Postar um comentário