quarta-feira, 4 de maio de 2016

TANV – Transtorno de aprendizagem não verbal

Alerta : Ao estudar TANV e em entrevista com paciente com transtorno percebi á semelhança com Autismo e realmente há uma grande semelhança, só não podem ser confundidos nunca.
‪#‎Alguns‬ dos sintomas apresentados neste transtorno são muito parecidos com o de crianças com autismo ou síndrome de Asperger, devido aos déficits nas habilidades sociais.

TANV – Transtorno de aprendizagem não verbal
Ainda pouco conhecido, o TANV é um tipo específico de Transtorno de Aprendizagem Não-Verbal que afeta a criança desde o seu nascimento, e acarreta déficits nos domínios cognitivo, social, emocional, psicomotor, espacial, tátil e visual, impactando significativamente a aprendizagem. Crianças com TANV apresentam capacidade intelectual dentro ou acima da média, boa memória, e bom relacionamento com pessoas adultas, mas apesar dessas habilidades, devido aos déficits nas áreas acima citadas, terão prejuízos diversos. Vale ressaltar que os estudos sobre o TANV só tiveram inicio na década de 80, por isso, muitas vezes o diagnostico é realizado tardiamente.
Alguns dos sintomas apresentados neste transtorno são muito parecidos com o de crianças com autismo ou síndrome de Asperger, devido aos déficits nas habilidades sociais.
Do ponto de vista pedagógico, crianças com este transtorno apresentam prejuízo na compreensão e interpretação de texto (as habilidades de decodificação da leitura e memória verbal encontram-se preservadas). Nos conceitos matemáticos e na resolução de problemas há prejuízo, e embora os conceitos concretos, objetivos e simples sejam facilmente entendidos, quando há necessidade de análise e integração mais complexa, o entendimento fica comprometido.
As dificuldades mais expressivas são observadas nas seguintes áreas:
- Viso-espacial: Dificuldade em distinguir diferenças entre formas, tamanhos, quantidades e comprimentos, com dificuldade também em calcular distâncias;
- Motricidade: Prejuízo na coordenação motora fina (escrever, desenhar, recortar, amarrar os sapatos, dentre outras), e equilíbrio (andar de bicicleta, praticar esportes). Crianças com TANV costumam ser desajeitadas e deixam objetos cair com frequência.
- Linguagem: Dificuldade em compreender a linguagem corporal e expressões faciais. Fala repetitiva e descontextualizada, com entonação e modulação do volume pobre.
- Orientação espacial e percepção: Como há dificuldade em assimilar a orientação espacial, apresenta prejuízo nos trabalhos com mapas e quebra-cabeça. Na matemática há troca dos símbolos das operações e a grafia e organização com as atividades são criticadas.
- Interação social: Poucos amigos devido à interpretação literal de eventos e inabilidade em perceber pistas não verbais, que são relevantes nas interações sociais. É importante ressaltar que a resistência na mudança de rotina os torna menos flexíveis para lidar com as constantes modificações impostas pelo ambiente social.
- Aprendizagem escolar: Dificuldade na matemática, educação física e educação artística. Dificuldade também para entender as aulas, textos ou enunciados de questões.
A intervenção no processo de aprendizagem da criança com TANV exige a parceria entre família, escola e especialistas. O Psicopedagogo é o facilitador neste processo, reconhecendo as capacidades e habilidades, e desenvolvendo estratégias que facilitem a aprendizagem. É importante ressaltar a importância do trabalho com métodos tradicionais, enfatizando as habilidades de memorização verbal, devido aos déficits nos processos intuitivos, excluindo as abordagens Construtivistas e Sócio-Construtivistas. A intervenção deverá englobar os aspectos psicopedagógicos, fonoaudiológicos e psicológicos.
A avaliação de uma criança com TANV deve ser realizada por equipe multidisciplinar, a partir dos instrumentos neuropsicológicos que compreendem os domínios da inteligência, desempenho escolar, habilidades sensório-motoras, processamento viso-espacial, matemática e funcionamento psicossocial.
Celeste Chicarelli – celestechicarelli@hotmail.com
Pedagoga – Especialista em Psicopedagogia/Neuroeducação/Neuropsicologia
Screener da Síndrome de Irlen
Tutor Cogmed – Treino Cognitivo

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