sexta-feira, 13 de maio de 2016

Minha matéria sobre Mundo Asperger

Decifrando o Asperger ..... Que mundo é esse ?

Para sua compreensão: o Autista “vive no seu próprio mundo”
e o Asperger “vive no nosso mundo ao seu próprio modo”.

by Ericka Vanessa

Se você desconhece a Síndrome de Asperger, deve estar se perguntando o que é isso? E se você já ouviu falar e principalmente sobre Autismo, vai se interessar em ler esta matéria.
E você que conhece a Síndrome de Asperger, mesmo assim não vai deixar de ler.
Autismo e Síndrome de Asperger são entidades diagnósticas em uma família de transtornos de neurodesenvolvimento nos quais ocorre uma ruptura nos processos fundamentais de socialização, comunicação e aprendizado. Esses transtornos são coletivamente conhecidos como transtornos invasivos de desenvolvimento, conhecidos como TEA.
Esse grupo de condições está entre os transtornos de desenvolvimento mais comuns, afetando aproximadamente 1 em cada 200 indivíduos.
Eles estão também entre os com maior carga genética entre os transtornos de desenvolvimento, com riscos de recorrência entre familiares da ordem de 2 a 15% se for adotada uma definição mais ampla de critério diagnóstico.
Em 2013, o DSM-V removeu a síndrome como um diagnóstico separado, considerando-a como um tipo de autismo de grau mais leve.
Os déficits persistentes na comunicação social e na interação social em múltiplos contextos, como autismo atualmente ou por história prévia”, de acordo com o DSM-V.
As causas do Asperger assim como as causas do Autismo ainda não são conhecidas, mas é uma das mais suaves dos transtornos invasivos do desenvolvimento do espectro do autismo. Outros transtornos do espectro podem levar o risco de retardo mental, já a síndrome de Asperger, não.
Alerta para os pais, nunca se culpem que seus filhos sejam portadores desta síndrome, por falta de carinho, atenção, maneira de serem educados ou que tenham sido privados de amor, a causa não é emocional, sim de ordem genética ou alguns casos podem estar relacionados à exposição a substâncias tóxicas, teratógenos, problemas com a gravidez ou parto,  infecções pré-natais, influências ambientais podem atuar juntos para modificar ou potencialmente aumentar a severidade do defeito genético subjacente, nem sempre é de ordem hereditária, mas poderá existir um componente genético com um dos pais, onde com certa frequência é o pai que apresenta um quadro completo de Síndrome de Asperger, onde se há história de autismo em parentes próximos. O quadro clínico que se apresenta, está influenciado por muitos fatores, incluindo o fator genético, mas na maioria dos casos não existe uma única causa identificável.
O diagnóstico precoce é muito valioso.
As crianças que apresentam a Síndrome de Asperger são excepcionalmente inteligentes, talentosas tendem a ter bom vocabulário e habilidade com a gramática ou especializada em uma determinada área, como a música e matemática.
Poderão apresentar movimentos desajeitados ou constrangedor, mantém rotinas e rituais obsessivos, apresenta grande sensibilidade a informação sensorial, como luz, som, textura e gosto, dificuldade em interagir socialmente, comunicação comprometida.
Indivíduos com Síndrome de Asperger geralmente se intitulam como aspies, com auxilio da internet na vida deles, os indivíduos autistas se comunicam e comemoram a diversidade entre si de uma forma que não era possível anteriormente devido à sua raridade e dispersão geográfica.
Com isso, hoje existe uma subcultura dos aspies, onde sites e redes sociais, como o Wrong Planet fizeram com que pessoas com Asperger possam se conectar.
Alguns pesquisadores têm argumentado que a Asperger deveria ser vista como uma forma cognitiva distinta, não um distúrbio ou deficiência, e deveria ser removida do Diagnóstico e Estatístico de Transtornos, assim como a homossexualidade.
Ainda não se conhece a cura definitiva para o transtorno do espectro do autismo. Da mesma forma não existe um padrão de tratamento que possa ser aplicado em todos os portadores do distúrbio. Cada paciente exige um tipo de acompanhamento específico e individualizado que exige a participação dos pais, dos familiares e de uma equipe profissional multidisciplinar visando à reabilitação global do paciente. O uso de medicamentos só é indicado quando surgem complicações e comorbidades (significa a ocorrência de mais de um problema ao mesmo tempo).






Nenhum comentário:

Postar um comentário