segunda-feira, 16 de maio de 2016

As mordidas infantis

Por que as crianças mordem? Seria normal?

by  Ericka Vanessa

Recordo-me que estudei na Pós de Pisco que as crianças á partir de zero ano de idade tem suas fases, como a fase oral onde o bebê mama no seio da mãe é uma das primeiras coisas que ele faz assim que nasce, seu primeiro contato íntimo e pessoal, onde descobre o mundo através desse ato, é o ponto de partida da fase oral, que termina por volta dos dois anos.
Essa fase é onde a criança irá entender o mundo pela boca, irá conhecer as coisas á seu redor, onde a tendência é colocar tudo na boca, aproximadamente até os 18 meses de idade.
Na fase oral, os bebês usam a boca para se alimentar, para descobrir o mundo e para ter prazer também. Pelas sensações que ele tem com os lábios e a língua ele descobre as texturas de que gosta e de que não gosta e o que consegue fazer com a boca, como pegar e soltar o bico do seio da mãe ou a chupeta. No começo, ele não entende que ele e a mãe são coisas diferentes, mas é por meio também dessa brincadeira que ele começa a perceber isso.
Quando a criança atinge de dois á três anos de idade começam a manifestar atitudes como além de colocarem tudo na boca, começam os puxões de cabelo e as famosas mordidas, o ato de morder é uma forma de expressão, uma fase passageira.
As crianças nessa faixa etária utilizam a mordida como reação de raiva, é uma forma de comunicação e de expressão de sentimentos, pois ela não domina a linguagem, não sabe pedir, reclamar.
As crianças pequenas ainda não verbalizam com fluência e a linguagem do corpo acaba sendo mais eficaz. Nessa fase em que ainda não têm o domínio da fala, as manifestações corporais são usadas para demonstrar descontentamento, alegria, descobertas.
Onde a criança utiliza artifícios como forma de se expressar, para se comunicar e interagir com os outros é pelos meios físicos, como morder, bater, puxões de cabelo, agressão física, dar empurrões, desta forma esta demonstrando sua reação, pois não consegue interagir com o mundo, expressar suas vontades e desejos através da linguagem.
Então por que as crianças mordem, é normal? Até por volta dos três anos de idade e normal, as crianças acham que tudo que as rodeia é delas, é a fase egocêntrica da criança, não sabe dividir, ela não tem noção que ao morder o coleguinha poderá ter machucado, não tem maldade e nem visão do feito.
O que fazer? Recomenda-se que Imediatamente diga-lhe: “NÃO”, em tom calmo, mas firme e com cara de desaprovação. Os maus hábitos devem ser cortados pela raiz.
Aos poucos, à medida que a linguagem for sendo desenvolvida e as construções sociais adquiridas, as mordidas vão sendo substituídas pelo diálogo.
Incentive seu filho a falar, incentive a pedir objetos e brinquedos que queira, não reforce falar palavras erradas, por mais bonito que você ache, incentive falar corretamente ou tente, incentive da forma correta.
Se este recurso persistir pode ser sinal de que algo não vai bem e precisa ser investigado com maior atenção.


Sou Formada em Pedagogia, Artes e Psicopedagogia Institucional 
CBO 239425, pelas faculdades FACIC e FASC 




Nenhum comentário:

Postar um comentário