segunda-feira, 14 de março de 2016

O trabalho psicopedagógico é feito de forma minuciosa, é importante deter-se aos detalhes menos evidentes.

O que faz o Psicopedagogo ?

O que faz o Psicopedagogo?
 

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psicopedagogo é o profissional que procurará compreender as mensagens, muitas vezes implícitas, sobre os motivos que levam as pessoas a obterem resultados insuficientes ao esforço aplicado em sua busca pela aprendizagem, seja ela sistemática ou não. Ele pode ser um psicopedagogo clínico, cujo trabalho é feito em uma clínica psicopedagógica ou em uma instituição escolar ou não. No caso de uma instituição, estaremos falando de Psicopedagogia Institucional. Na maioria dos casos, o profissional já se especializa nas duas formações durante o curso de especialização.

http://www.centropsicopedagogicoapoio.com.br/
Autismo

O autismo é um transtorno global do desenvolvimento, que afeta a comunicação, socialização e o comportamento.
As características mais comuns do autismo são: dificuldades de interação social; uso de comportamentos não-verbais; comportamento restrito e repetitivo; resistência a mudanças na sua rotina; preocupação insistente com partes de objetos, demonstrando assim dificuldade em focalizar o todo, entre outros.

Síndrome de Down
É um distúrbio genético causado por um erro na divisão celular. As crianças com síndrome de Down devem ser estimuladas desde o nascimento pois algumas dificuldades como: atraso na articulação da fala, dificuldades motoras e de aprendizagem torna-se bastante significativo, por essa razão o acompanhamento especializado é bastante recomendável.

  • Dislexia e Discalculia 
  • Dentre essas dificuldades de aprendizado estão à dislexia que causa o impedimento da leitura, pois a inversão de sílabas, omissões e trocas de letras tornam o processo de alfabetização mais lento.
    Outra problemática bastante evidente é a discalculia que causa dificuldades com cálculos e números, ocorrendo o impedimento da identificação das operações, enunciados dos problemas matemáticos, não conseguem quantificar e fazerem comparações desconhecem assim sequências lógicas.
  • Disturbiose e Transtorno de Aprendizagem
  • Essas dificuldades podem ser diagnosticadas já na pré-escola, pois alguns sintomas são bastante evidentes como: problemas na área da linguagem, dificuldades de memória, atenção, lentidão na aquisição das noções de espaço e tempo, entre outros.
    É extremamente importante o acompanhamento de profissionais especializados para que ocorra o planejamento e as intervenções necessárias a fim de minimizar os efeitos que esses transtornos apresentam na vida das crianças.

  • Esse transtorno é caracterizado pela dificuldade em decodificar símbolos, escrever, ler, soletrar, compreender um texto, reconhecer fonemas entre outros. Dificuldades de Aprendizagem em Leitura e Escrita

  • Dificuldade de Aprendizagem em Matemática 
  • É uma dificuldade de aprendizagem que afeta a capacidade de compreender e manipular os números bem como dificuldades na execução das operações e cálculos numéricos.
  • Apoio Escolar : O serviço de apoio tem como objetivo: auxiliar e acompanhar de forma efetiva o cotidiano escolar, bem como a organização, autonomia, hábitos de estudos, caligrafia e intervenção nas dificuldades encontradas na sala de aula.

  • O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade é um transtorno que aparece na infância, ele é caracterizado por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade.
    É importante adaptar tarefas que favoreçam a concentração, organização e motivação.

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